Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pedro Gordan deve encabeçar lista para reitor da UEL

Da Redação - Folha de Londrina
11 ago 2001 às 14:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Conselho Universitário (CU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) deverá manter nesta segunda a escolha do médico Pedro Gordan para o cargo de reitor, em substituição ao professor Jackson Proença Testa, afastado do cargo sexta-feira pelo governador Jaime Lerner (PFL). Outra proposta que pode ser definida antes da reunião para a escolha da lista sêxtupla (três para vice e três para reitor), marcada para às 16 horas, é que os nomes devem ser escolhidos entre os nove diretores de centros de estudos da universidade. A reunião para a escolha da lista é fechada e a votação, secreta. Em seguida a lista será entregue ao Governo do Estado.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Professores da UEL, César Caggiano dos Santos, a probabilidade para a aceitação dessa proposta é grande. ''O Conselho não pode tomar outras decisões senão aquelas que já havia tomado, ao meu ver, quem vai encabeçar a lista para reitor é o Pedro Gordan'', afirmou. Santos disse ainda que a escolha dos cinco outros nomes devem ser de diretores de centro, como prevê o estatuto da UEL e o regimento do C.U.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A opinião é compartilhada pela diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), Nádina Aparecida Moreno. ''O Conselho não tem obrigação de eleger o doutor Pedro, mas por coerência acho que ele deve encabeçar a lista tríplice''. Segundo ela, essa escolha seria coerente com a decisão tomada no dia 8, quando Gordan foi escolhido pelo CU como o reitor interino. Nádina Moreno entende que o estatuto da universidade e o regimento do C.U prevêem que o escolhido seja um diretor de centro. ''O Conselho é soberano e temos certeza que irá obedecer o estatuto''.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


De acordo com Kennedy Piau, professor do Departamento de Artes, o estatuto da UEL prevê que na vacância ou impedimento do reitor e vice, um dos diretores de centro será indicado pelo C.U. ''Há um certo entendimento dos membros do Conselho de que deveremos proceder dessa forma'', comentou. Segundo ele, o documento encaminhado ao C.U pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ramiro Wahrhaftig, afirma que os procedimentos regimentais devem ser seguidos.

*Leia mais na reportagem de Lino Ramos na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste domingo


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo