Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Corrida

Petista ganha força para assumir presidência da Câmara

Agência Estado
14 dez 2010 às 18:36

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A bancada do PT na Câmara deverá indicar o deputado federal Marco Maia (PT-RS) como candidato à presidência da Câmara para os próximos dois anos. Maia e o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ex-presidente da Casa, se aliaram contra o candidato Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara.

Neste momento, Vaccarezza está reunido com seu grupo para avaliar se mantém a candidatura e enfrenta a disputa no voto ou se retira a candidatura. A reunião da bancada petista deve começar daqui a pouco. Essa dificuldade em escolher o candidato mostra uma divisão na bancada, o que facilita o lançamento de uma candidatura alternativa na disputa pela presidência da Câmara.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Marco Maia é considerado mais vulnerável a pressões partidárias e aos lobbies que atuam no Congresso. Líderes de outros partidos consideram que Maia precisará mais deles do que o candidato paulista. Em relação a Vaccarezza, vigora a perspectiva de que ele teria uma atuação mais firme e consistente na defesa do governo na presidência da Câmara, o que poderia facilitar a administração da presidente eleita, Dilma Rousseff.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica

Em meio a essa discussão, petistas alertam para a necessidade de unir a bancada para evitar o efeito "Severino". Em 2005, por conta de uma briga interna entre dois candidatos - Luiz Eduardo Greenhalgh e Virgílio Guimarães -, o partido perdeu a presidência da Câmara para Severino Cavalcante (PP/PE). Caso seja confirmada na reunião da bancada a escolha de Marco Maia, a decisão significará também uma derrota do grupo que sempre comandou e dirigiu os trabalhos no PT.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo