Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

PFL emperra o chapão

Maria Duarte - Folha do Paraná
05 dez 2000 às 11:00

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chapa única que forma a nova mesa executiva da Assembléia Legislativa depende apenas de um acordo entre a bancada do PFL para ser fechada e homologada pela maioria dos deputados estaduais. Como a eleição está marcada para a tarde de hoje, o partido, que ficou com a primeira vice-presidência, decide esta manhã quem ocupará o cargo.

As disputas se desenrolaram com maior intensidade durante todo o dia de ontem, mas os parlamentares não chegaram a uma conclusão. O líder do PFL, Plauto Miró Guimarães, disse no final da tarde que o impasse será resolvido em votação entre os oito deputados componentes da bancada do PFL. Desses, cinco são candidatos: Elio Rusch, Nelson Garcia, Cleiton Quiélse, Marcos Isfer e Durval Amaral. Nos bastidores, o nome mais cotado ontem à noite era o de Elio Rusch. Porém, pode haver mudanças de última hora.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O deputado Hermas Brandão, atual primeiro-secretário e candidato único à presidência, disse que pretende fazer uma administração que "valorize o Poder Legislativo". Hermas adiantou, no final da tarde de ontem, que vai fazer um plano de Cargos e Salários para os funcionários da Casa. Segundo Hermas, a empreitada cabe "tranquilamente" no orçamento da Assembléia. O deputado avisou que o enxugamento do quadro de funcionários continua e que, posteriormente, será aberto concurso para "pessoal qualificado".

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Hermas garantiu que o processo de informatização da Assembléia - reivindicação tanto de governistas quanto de oposicionistas - continua.

Publicidade


A reforma física nas dependências do Legislativo paranaense, iniciada este ano, também continua, assegurou o deputado.


Conforme o acordo fechado na semana passada, Hermas Brandão (PTB) ficou com a presidência e Valdir Rossoni (PTB) com a primeira secretaria. Esta será a segunda vez que Rossoni sairá preterido do processo eleitoral. Em setembro de 1999, horas depois da morte de Aníbal Khury (PFL), o deputado já se colocava como candidato. Na eleição de hoje, Antonio Anibelli (PMDB) vai para a segunda secretaria e César Seleme (PPB), será o detentor da terceira secretaria. Edno Guimarães (PSL) fica com a quarta secretaria.

Publicidade


Irineu Colombo (PT) com a segunda vice-presidência e Augustinho Zucchi (PSDB), com a terceira vice-presidência.


O PST - que ocupará a quinta secretaria - também demorou para definir um nome. A queda-de-braço ficou por conta dos deputados Divanir Braz Palma e Hidekazu Takayama. O vencedor foi Takayama. O diretório estadual do PST teria enviado ata indicando o nome de Takayama, colocando um ponto final à disputa dentro do partido.

A briga pela primeira vice-presidência - nas maõs do PFL - não acontece à toa. O cargo é considerado estratégico pelos deputados, por causa das eleições de 2002. O governador Jaime Lerner (PFL) ou a vice-governadora Emília Belinati (PTB) podem resolver deixar o governo concorrerem a cargos diferentes dos atuais e o primeiro vice pode assumir a presidência da Casa, pela ordem hierárquica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo