Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

PT do Paraná prefere PMDB e rejeita PL

Maria Duarte - Folha de Londrina
25 mar 2002 às 20:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O aval do PT nacional para o prosseguimento das negociações com o PL e setores do PMDB que fazem oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) empolgou em parte o PT paranaense. Os petistas sentem mais afinidade com os peemedebistas, e não querem aliança com o PL. A rejeição, aliás, é recíproca.

''Coligando com o PL, perdemos mais do que ganhamos votos'', avalia o pré-candidato do PT ao governo, deputado federal Padre Roque Zimmermann. Ele disse que trabalha para costurar uma aliança com o PMDB no Estado. A empreitada, entretanto, esbarra em um grave empecilho. O PMDB também tem pré-candidato ao Palácio Iguaçu, o senador Roberto Requião, presidente estadual da sigla. Por isso, Requião descarta composição com o PT.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos bastidores, entretanto, partidos trabalham com a tese de que Requião vai acabar disputando a reeleição, alterando as negociações das coligações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Padre Roque disse que ''seria ótimo'' se o PMDB concordasse em ocupar a vice na chapa majoritária - possibilidade rechaçada por boa parte dos peemedebistas, entusiastas da candidatura própria.

Publicidade


Apesar de não gostar da idéia, o pré-candidato petista prometeu não colocar obstáculos a uma possível coligação com o PL caso essa seja a determinação das cúpulas nacionais. O deputado, ordenado padre em Roma em 1966, afirmou que o repúdio ao PL não tem caráter religioso. ''Não é uma questão de igreja, é de partido''. Padre Roque quer ainda o apoio do PC do B e do PV.


Para o deputado estadual Orlando Pessuti (PMDB), o partido ''deixa de buscar com tanta intensidade'' uma aliança com os petistas porque a legenda tem pré-candidato. ''Vamos continuar buscando apoio do PPS e PDT'', completou. Na avaliação do deputado, não estão descartadas conversas com o PL.

As negociações permanecem prejudicadas enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) não se pronunciarem sobre a verticalização das alianças. A manifestação do TSE é esperada para hoje.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo