O Diretório Nacional do PT decidiu pela expulsão dos quadros do Partido dos Trabalhadores da senadora Heloísa Helena (AL) e dos deputados federais Babá (PA) e Luciana Genro (RS). A decisão, em torno das 15h30m, foi tomada por 55 votos a favor e 27 contra, registrando um total de 82 votos.
A expulsão dos três parlamentares foi decidida depois de mais de três horas de debates, em que Heloísa Helena, Babá e Luciana Genro tiveram oportunidade de se defender da posição da Comissão de Ética e Disciplina do partido, cada um falando cerca de quinze minutos. Depois deles, falaram seis a favor da expulsão e seis contra, antes da votação.
Logo depois de concretizada a expulsão de João Fontes (SE), diretamente pelo Diretório Nacional, o presidente da Comissão de Ética e Disciplina, Danilo Camargo, fez sua exposição de 92 páginas, onze das quais dedicadas ao seu voto.
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
Em entrevista, antes de viajar para Santos (SP), onde participaria de uma reunião do Diretório Municipal do PT, Camargo disse que seu voto se resumia nos seguintes pontos: os três parlamentares descumpriram orientação política da Executiva Nacional; não cumpriram deliberações de suas bancadas no Congresso Nacional; romperam com a fidelidade partidária; ignoraram orientações do Diretório Nacional; se opuseram às diretrizes do PT, articulando contra deliberações; encabeçaram atos públicos contra políticas do Governo; incitaram vaias contra dirigentes partidários; atacaram petistas que exercem cargos no Governo; atacaram Ministros do partido; votaram contra e fizeram oposição a projetos de interesse do PT ou objeto de fechamento de questão; e se aliaram às principais lideranças de oposição ao Governo, o PFL e o PSDB.
Fonte: Agência Brasil (ABr)