Dos 62 candidatos que concorrem à prefeitura dos 25 municípios que compõem a Região Metropolitana de Londrina, seis estão com seu registro indeferido junto à Justiça Eleitoral. Destes, todos já apresentaram recurso às instâncias superiores e poderão concorrer normalmente no próximo domingo (2), mas, caso vençam e o indeferimento seja mantido após todo o trâmite judicial, eles não poderão ser empossados. Desta forma, o presidente da câmara municipal assume interinamente até que seja convocada uma nova eleição. Marcos Vergílio Bergamini (PR), de Uraí, é o único candidato a renunciar à disputa.
A situação mais grave é a de Sertanópolis, onde os dois nomes lançados - Carlos Luis Oporto Castro (PMDB) e Tide Balzanelo (PDT) - estão com suas candidaturas indeferidas pela 1ª instância da Justiça Eleitoral. Ambos já apresentaram recurso e só vão saber se terão condições de assumir após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Atual prefeito, Balzanelo teve sua candidatura cassada após o juiz eleitoral Gabriel Gonzalez Vieira considerar que o político não passou no teste de alfabetização aplicado de acordo com a legislação eleitoral. A avaliação "demonstrou que o candidato não possui capacidade de compreender o que lhe é perguntado, responder de acordo com este entendimento e de usar a leitura e escrita, não podendo, portanto, ser considerado alfabetizado", escreveu o magistrado em sua sentença.
Leia mais:
Novo Código de Obras é debatido em audiência pública na Câmara
Deputados federais de Londrina não assinam PEC e questionam fim da escala 6x1 para trabalhadores
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton
No caso de Oporto, ele não se desvinculou de sua função pública de médico dentro do prazo estipulado pela legislação.
Em Londrina, a candidata Flávia Romagnoli (Rede) teve sua candidatura indeferida após o juiz Matheus Orlandi Mendes acatar os argumentos de impugnação feitos pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pelo diretório estadual de seu próprio partido, que defendia a coligação da sigla com outro candidato.
Em todos os seis casos registrados na região de Londrina, os candidatos estão fazendo suas campanhas normalmente e terão seus números nas urnas.
Dos 1.096 candidatos ao cargo de prefeito nas 399 cidades do Paraná, 53 tiveram as candidaturas indeferidas e nove renunciaram à disputa.