O governador eleito do Paraná , Ratinho Junior, toma posse nesta terça-feira (1º) em cerimônia realizada a partir das 8h30 com o deslocamento para o Palácio IXX de Dezembro.
Carlos Roberto Massa Junior, conhecido como Ratinho Junior, tem 37 anos e é natural de Jandaia do Sul. É empresário, administrador de empresas, comunicador e político. Casado com Luciana Saito Massa desde 2003, é pai de três filhos: Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto.
Foi eleito Deputado Estadual aos 21 anos e sua candidatura para Deputado Federal obteve a segunda maior votação para a Câmara, em 2006. Foi candidato a prefeito em 2012 e, em 2014, foi eleito Deputado Estadual com o maior número de votos do país. Além disso, foi secretário do Desenvolvimento Urbano de 2013 a 2014 e, novamente, de 2015 a 2017.
Leia mais:
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF
Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe
Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível
Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo
Após a cerimônia da posse, o governador Ratinho Junior dará uma coletiva de imprensa no local e já se desloca imediatamente para o aeroporto Bacacheri, onde parte de avião para Brasília. Ratinho Junior vai participar da posse do presidente eleito Jair Bolsonaro. Além do estreito alinhamento político, Ratinho Junior também esteve a frente da campanha do presidente eleito no Paraná.
Confira abaixo o roteiro da Posse do Governador:
08h30 - Deslocamento para o Palácio IXX de Dezembro - Governador e esposa, acompanhados do Secretário Chefe da Polícia Militar
08h45 - Deslocamento do Vice-Governador e esposa, acompanhados do Secretário Chefe da Casa Civil
09 horas - Encontro nas ruas Lysimaco Ferreira com a Mal. Hermes. Governador recebe o exórdio executado pela Banda da PM. Deputado Ademar Traiano e demais membros da mesa recepcionam o Governador, Vice e familiares e encaminham até o Salão Nobre.
10 horas - Governador Empossado é recebido pela Governadora Cida Borghetti no gabinete no 3º andar do Palácio Iguaçu.
BOLSONARO
Na véspera da posse de Jair Bolsonaro, todos os detalhes foram checados e cronometrados. Um forte esquema de segurança está organizado. A festa em si começa no início da tarde com o deslocamento do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e da primeira-dama Michelle em direção à Esplanada dos Ministérios.
A cerimônia vai ser extensa e começa por volta das 14h, quando Bolsonaro e Michelle deixam a Granja do Torto rumo à Esplanada dos Ministérios. Pouco depois das 14h30, o presidente eleito e a primeira dama devem trocar de carro em frente à Catedral. Tradicionalmente, o desfile é feito em carro aberto, um Rolls-Royce, mas ainda não está definido se o percurso será feito nele ou em carro blindado.
Os Dragões da Independência, policiais em carros, motocicletas e a pé os acompanham em direção ao Congresso Nacional. Pelo cronograma, o desfile do cortejo presidencial da Catedral até o Congresso ocorrerá às 14h45, com previsão de início da sessão solene de posse no Plenário da Câmara dos Deputados às 15h.
Em frente ao Congresso, o presidente eleito subirá a rampa e seguirá para o plenário na Câmara onde será oficialmente empossado. Ele fará um discurso. Tradicionalmente, é neste momento que são enviadas mensagens ao Parlamento e à sociedade.
Após o Congresso, Bolsonaro segue por volta das 16h para Palácio do Planalto. Haverá o Hino Nacional, revista às tropas, salva de 21 tiros e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. No Planalto, ele sobe a rampa e segue para o Parlatório onde o presidente Michel Temer transmite a faixa presidencial.
Ainda no Planalto, o presidente eleito recebe os cumprimentos e nomeia sua equipe ministerial formada por 22 integrantes. Há a fotografia oficial em que o presidente eleito posa ao lado dos ministros nomeados.
A previsão é que por volta das 19h Bolsonaro siga para em cortejo para o Itamaraty. A recepção deve seguir até 21h.