O principal tema discutido na manhã desta segunda-feira, na reunião semanal entre o governador, seu secretariado e parte do primeiro escalão do governo, é o meio ambiente.
Dentre os principais programas e propostas, está o fim dos lixões em todas as cidades do Paraná até o final do governo Requião, em 2006. Hoje, cerca de 30% dos municípios paranaenses não possuem aterros sanitários e nenhuma forma de tratamento de lixo.
O secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, também anunciou que, a partir de 2004, todas as merendas servidas na rede estadual de ensino serão feitas com produtos prgânicos, ou seja, livres de agrotóxicos. São servidas, por dia, cerca de 1, 3 milhão de merendas em todo o Estado.
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
Além disso, também foi discutido o Programa Estadual de Recuperação da mata Ciliar e o Zoneamento Ecológico Econômico, no qual os agricultores seriam orientados sobre quais produtos plantar e obter maior rendimento, de acordo com a região do Estado. Cerca de R$ 8 milhões seriam destinados a esse programa.
Sobre o combate ao tráfico de animais silvestres, o programa Força Verde traria funcionários do IAP e policiais militares para morar dentro das áreas de conservação. Dos 12 milhões de animais traficados ao ano no Brasil, estima-se que três milhões saem do Paraná, o que faz com que o Estado seja o terceiro no ranking nacional de tráfico de animais.