Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Zeca Dirceu

STF absolve filho de José Dirceu por boca de urna

Agência Estado
06 fev 2014 às 18:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu o filho do ex-ministro José Dirceu, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), pelo crime de boca de urna na eleição de 2010. Todos os ministros entenderam que era caso de absolver sumariamente o deputado.

O Ministério Público do Paraná havia denunciado Zeca Dirceu por, no dia do primeiro turno, ter afixado adesivos que indicavam o então candidato a deputado. O MP estadual sustenta que ele cumprimentou diversos eleitores e mesários, de forma não silenciosa no local de votação, conduta que caracterizaria boca de urna.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, discordou do trabalho feito pelo MP estadual. Segundo ele, a denúncia não prova que houve crime de boca de urna cometido por Zeca Dirceu. Depoimentos colhidos e uma mídia de DVD, que fazem parte do inquérito, mostravam que o então candidato esteve no local de votação, no município de Campo Mourão (PR), sem que houvesse eleitores para ser abordados. "Portanto, é forçoso reconhecer que não existe justa causa para o recebimento da denúncia", afirmou Janot.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica

Os ministros seguiram o voto do relator Luís Roberto Barroso. Ele entendeu que faltava "justa causa" para abrir a ação penal contra o parlamentar. Os ministros preferiram absolvê-lo excepcionalmente e não apenas rejeitar a denúncia por entender que a conduta de Zeca, no dia da votação, não é um crime.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo