Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Tamarana: Deputado promete relatório contra tomada de fazenda por kaingangs

Lucas Marcondes - Grupo Folha
14 nov 2023 às 09:16
- Lucas Marcondes/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tomada de uma fazenda em Tamarana (Região Metropolitana de Londrina) por um grupo de kaingangs da TI (Terra Indígena) Apucaraninha será tema de um relatório do deputado federal Nelsinho Padovani (União). O parlamentar esteve no local na última sexta-feira (10). A visita foi em nome da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, colegiado presidido por ele na Câmara dos Deputados.


Em visita à FOLHA um dia antes de ir até a propriedade rural, Padovani disse que, após aprovado em plenário, o documento terá como destino o Ministério da Justiça e o STF (Supremo Tribunal Federal).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Eles [TI Apucaraninha] têm seis mil hectares de terra. Não é tirando 600 hectares de uma área produtiva que vai resolver o problema do índio, mas cria um problema para a sociedade como um todo. A gente tem que atacar esse primeiro caso para que ele não pipoque em outros”, criticou o congressista da região de Cascavel (Oeste).

Leia mais:

Imagem de destaque
Indicado por Lula

Flávio Dino toma posse como ministro do STF nesta quinta-feira

Imagem de destaque
'não é um político tradicional'

Haddad afirma que fala de Lula sobre Gaza foi grito de socorro

Imagem de destaque
Manifestação na Av. Paulista

Bolsonaro pode ser preso se incitar crime durante ato no domingo na avenida Paulista

Imagem de destaque
Tentativa de golpe

Bolsonaro tem novas derrotas no STF ao tentar afastar Moraes de inquérito e ser dispensado de ir à PF


O deputado também teve uma reunião na quinta-feira (9) em Londrina com dirigentes da SRP (Sociedade Rural do Paraná). O encontro contou com a participação do proprietário da fazenda, Eucler Ferreira.


Essa não é a primeira vez que os kaingang decidem fazer o movimento contra a fazenda. Eles se encontram nas terras desde o fim de setembro. A Justiça Federal ampliou na semana passada o prazo para a saída da área – mas, conforme a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o grupo quer continuar em parte do local. A promessa do órgão federal é concluir até dezembro mais uma medição dos limites da TI.


Imagem
Deputado promete relatório contra tomada de fazenda por indígenas
“É uma afronta ao direito de propriedade”, critica deputado; documento deve ser entregue ao STF e ao Ministério da Justiça
Imagem
Astrofotógrafos homenageiam leão da Itália que fugiu de circo
Até as estrelas homenageiam o leão de Ladispoli, famoso por ter escapado da vigilância do circo em que estava na tarde de sábado (11) e ter vagado pela cidade.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade