Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem vínculo empregatício

TCE manda vereadores devolverem 13.º salário no Paraná

Redação Bonde com TCE-PR
17 dez 2014 às 16:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou aos 21 vereadores da Câmara de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) que devolvam ao cofre municipal valores recebidos a título de décimo-terceiro salário no ano passado. A comunicação de irregularidade, feita pela Diretoria de Contas Municipais (DCM), é dirigida ao presidente reeleito da Câmara, vereador Sylvio Monteiro Neto.

Na notificação, o TCE considera, com base em farta legislação, que os vereadores "desempenham função de natureza política e não profissional e que não possuem vínculo empregatício ou estatutário com o ente público". Portanto, eles devem restituir integralmente, de forma corrigida, os valores recebidos ao final do ano passado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O valor exato a ser devolvido será apurado pelo Tribunal de Contas. Levantamento da DCM aponta que, se todos os vereadores dos 399 municípios paranaenses requeressem o mesmo benefício, a soma chegaria a R$ 15,9 milhões ao ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Na notificação ao Legislativo de São José dos Pinhais, a DCM destaca que o pagamento da primeira parcela, realizado no final do primeiro semestre de 2013, não passou pelo sistema de folha de pagamento da Câmara Municipal e nem pelo Sistema de Informações Municipais-Atos de Pessoal (SIM-AP). As instituições municipais devem obrigatoriamente alimentar esse sistema do Tribunal.

Publicidade


Ao reforçar o impedimento do recebimento do 13º salário pelos vereadores, o Tribunal relaciona o Acórdão n° 1157/11 e a Instrução Normativa n° 72/2012, bem como o parágrafo 4° do artigo 39 da Constituição Federal.


Curitiba


No final de 2013, o Pleno do TCE ratificou decisão liminar do corregedor-geral, conselheiro Ivan Bonilha, suspendendo o pagamento do 13° salário aos vereadores de Curitiba. Por unanimidade, o plenário manteve a suspensão que à época representava uma economia de aproximadamente R$ 530 mil reais/ano ao cofre da capital.

Durante a votação, o conselheiro Nestor Baptista informou que no passado já havia respondido consultas de Câmaras Municipais se manifestando contrário ao pagamento. Lembrou também que na maioria dos municípios, o vereador continua desempenhando sua profissão, já que as sessões acontecem apenas uma vez por semana e no período noturno.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo