A vereadora Julieta Reis (DEM), da Câmara Municipal de Curitiba, teve que voltar atrás e retirar de pauta um projeto de lei de sua autoria que pretendia regulamentar a permanência de animais domésticos em condomínios. Logo após ela ter encaminhado o PL para votação, a parlamentar passou a receber insultos por e-mails e chegou a ser ameaçada em sua página no microblog Twitter. As agressões também foram dirigidas à sua família.
De acordo com reportagem de Fábio Buchmann, da Rádio CBN, a polêmica surgiu devido dois parágrafos do projeto. Em um deles "fica garantida a habitação de animais domésticos de pequeno porte de proprietários de imóveis ou de inquilinos nas unidades residenciais horizontais e verticais do município de Curitiba". Já em outro parágrafo, fica estabelecido que "os animais de médio e grande porte só serão tolerados nas unidades habitacionais do tipo casa sob responsabilidade civil e criminal do proprietário do imóvel". A multa prevista seria de R$ 100.
"O meu projeto não impõe limite, ele pretendia regulamentar e garantir a permanência dos animais domésticos em condomínios de Curitiba. 80% das pessoas que me enviaram e-mail foram agressivas, inclusive ligaram à minha família. O que eu não gostei nenhum um pouco. Eu acho que a discussão democrática tem que ser aberta e responsável", reclamou a vereadora.
Leia mais:
Novo Código de Obras é debatido em audiência pública na Câmara
Deputados federais de Londrina não assinam PEC e questionam fim da escala 6x1 para trabalhadores
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton
A vereadora informou que pretende reavaliar o projeto e verificar outros que estejam tramitando na casa sobre o mesmo tema.