Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vice-governadora é alvo de ação civil

Da Redação - Folha de Londrina
29 jun 2001 às 21:35

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público (MP) de Londrina ingressou nesta sexta-feira (29/06) com nova ação civil pública contra 38 pessoas físicas e jurídicas, entre elas a vice-governadora Emília Belinati (PTB), o ex-prefeito Antonio Belinati (sem partido) e o deputado Antônio Carlos Belinati (PSL). Os réus são acusados de envolvimento com o desvio de R$ 270 mil da Comurb (atual CMTU) e foram denunciados com base na Lei de Improbidade Administrativa. A maior parte dos recursos teria sido usada na campanha política de Antônio Carlos, em 1998.

É a primeira vez, desde que começaram a investigações do escândalo AMA-Comurb (em fevereiro de 1998), que Emília Belinati aparece como ré em uma ação. Segundo a denúncia, R$ 3,5 mil desviados da Comurb foram depositados diretamente na conta da vice-governadora pelo empresário Cassimiro Zavierucha, o "Carlos Júnior", amigo e apontado como o caixa de campanha de Belinati. O depósito também foi rastreado pela quebra do sigilo bancário dela.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em caso de condenação, os réus podem perder a função pública, pagar multa de até três vezes o valor desviado e perder os direitos políticos por até dez anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


O dinheiro teria sido repassado a vários políticos da região, que participaram da campanha de Antônio Carlos, como o ex-vereador e ex-prefeito Jorge Scaff (PSB), o atual vereador Sidney Souza (PTB) e os ex-vereadores Alvair de Souza e Antonio Ursi (atual diretor de Obras da prefeitura), além do ex-secretário municipal de Agricultura Samir Cury. Ex-prefeitos da região de Londrina também teriam recebido dinheiro para a campanha. "Essa é a ação mais rica em provas e documentos. Conseguimos vários comprovantes originais de depósitos", disse Esteves

* Leia mais em reportagem de Lino Ramos na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste sábado


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo