O Ministério Público (MP) de Londrina ingressou nesta sexta-feira (29/06) com nova ação civil pública contra 38 pessoas físicas e jurídicas, entre elas a vice-governadora Emília Belinati (PTB), o ex-prefeito Antonio Belinati (sem partido) e o deputado Antônio Carlos Belinati (PSL). Os réus são acusados de envolvimento com o desvio de R$ 270 mil da Comurb (atual CMTU) e foram denunciados com base na Lei de Improbidade Administrativa. A maior parte dos recursos teria sido usada na campanha política de Antônio Carlos, em 1998.
É a primeira vez, desde que começaram a investigações do escândalo AMA-Comurb (em fevereiro de 1998), que Emília Belinati aparece como ré em uma ação. Segundo a denúncia, R$ 3,5 mil desviados da Comurb foram depositados diretamente na conta da vice-governadora pelo empresário Cassimiro Zavierucha, o "Carlos Júnior", amigo e apontado como o caixa de campanha de Belinati. O depósito também foi rastreado pela quebra do sigilo bancário dela.
Em caso de condenação, os réus podem perder a função pública, pagar multa de até três vezes o valor desviado e perder os direitos políticos por até dez anos.
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
O dinheiro teria sido repassado a vários políticos da região, que participaram da campanha de Antônio Carlos, como o ex-vereador e ex-prefeito Jorge Scaff (PSB), o atual vereador Sidney Souza (PTB) e os ex-vereadores Alvair de Souza e Antonio Ursi (atual diretor de Obras da prefeitura), além do ex-secretário municipal de Agricultura Samir Cury. Ex-prefeitos da região de Londrina também teriam recebido dinheiro para a campanha. "Essa é a ação mais rica em provas e documentos. Conseguimos vários comprovantes originais de depósitos", disse Esteves
* Leia mais em reportagem de Lino Ramos na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste sábado