Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Gleba com corredor verde e serviços

Prefeitura apresenta proposta para o bairro planejado Nova Palhano

Redação Bonde
14 dez 2022 às 16:20

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) apresentou, nesta terça-feira (13), a proposta da Nova Palhano, bairro planejado localizado no quadrilátero entre a PR-445, a Rodovia Mábio Gonçalves Palhano e as ruas Constantino Pialarisse e Ernâni Lacerda de Athayde. Participaram da apresentação, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o presidente do Ippul, Tadeu Felismino, o empresário Raul Fulgêncio, o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, a presidente do Sinduscon, Célia Catussi, e investidores locais.


Composta por 60 lotes de 24 mil m2, a região tem dimensões semelhantes às da Gleba Palhano e, através de uma articulação entre o Ippul, Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), empresários e proprietários de terrenos, foi elaborada uma macrodiretriz para a utilização das áreas. Na prática, isso significa que, ao invés de ser necessário estabelecer uma diretriz individualizada para cada lote, a macrodiretriz define regras gerais para o uso dos terrenos. Dessa forma, os proprietários não precisam mais passar pela análise e aprovação do Ippul para construir, levando seus projetos diretamente à Secretaria de Obras, o que agiliza o processo, proporcionando a seu trâmite uma redução entre seis meses a um ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As diretrizes urbanísticas da Nova Palhano incluem a presença de um corredor verde, com 60 m de largura, ladeado por vias públicas, calçadas e ciclovias, formando um vasto boulevard. Além disso, o bairro terá uma área de 10 mil m2 destinada à construção de escolas, creches, unidades básicas de saúde (UBS) e equipamentos de assistência social, assim como diversos espaços destinados a bosques, praças e uso comunitário.

Leia mais:

Imagem de destaque
Poucos ou nenhum sintoma

Herpes genital infecta uma pessoa por segundo no mundo, diz OMS

Imagem de destaque
Com atores de Londrina

FILO apresenta nesta quinta leitura dramática de obra holandesa sobre xenofobia e extremismo

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas

Imagem de destaque
Arremates de até R$ 1,8 milhão

Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial


Publicidade

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, frisou que a parceria entre os setores público e privado é muito importante para a realização dessa iniciativa, e colocou a Prefeitura à disposição para agilizar a implantação do novo bairro. “Estou determinando ao Ippul e à Secretaria de Obras que atuem em parceria com a iniciativa privada, no sentido de rapidamente viabilizar a infraestrutura básica desse bairro planejado, incluindo vias públicas, calçadas, sistemas de drenagem e rede de iluminação. Isso vai agilizar a implantação dos empreendimentos nos lotes”, afirmou.



De acordo com o presidente do Ippul, Tadeu Felismino, o novo bairro será considerado, conforme a nova legislação urbanística do Município, como Zona de Uso Misto (ZUM) 2, onde podem ser construídos tanto edifícios comerciais como residenciais. “No total, há espaço para a construção de um conjunto de prédios que contenha mais de 10 mil unidades habitacionais. É importante destacar que, conforme a macrodiretriz, a Nova Palhano terá diversas áreas próximas voltadas a pedestres, espaços de convivência e equipamentos públicos. Isso foi obtido graças à articulação com os empresários e proprietários dos lotes, que foi coordenada pelo Raul Fulgêncio”, salientou.


O empresário Raul Fulgêncio explicou que, através de conversas com os proprietários, foi possível organizar a doação de partes de seus terrenos, de forma a reservar áreas para a implantação de espaços públicos e institucionais. “Como estabelecido pela legislação, cada pessoa que tenha um imóvel de mais de 20 mil metros quadrados tem que doar 12% dele para a construção de espaços públicos. Porém, da forma que isso tem sido feito, as áreas doadas frequentemente ficam isoladas, sem espaço para a implantação de praças. Nós convencemos os proprietários a fazer as doações de maneira coordenada, resultado na construção de um boulevard de 46 mil metros quadrados, correspondendo ao dobro da largura da Avenida Ayrton Senna, com o mesmo comprimento. Esse é um projeto diferenciado, e um marco que reúne o trabalho da iniciativa pública e privada em prol de uma cidade melhor”, disse.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo