Ao entregar o IR (Imposto de Renda) para a RF (Receita Federal), é possível que o contribuinte caia na malha fina, o que significa que, após um rigoroso processo de análise das inforações enviadas, a Receita encontrou algum erro ou omissão.
Ao receber uma notificação sobre a malha fina, o cidadão precisa retificar uma declaração corrigindo as informações ou abrir um processo administrativo, como explica Luis Fernando Cabral, contador especialista em contabilidade para investimentos.
“A malha fina não é um monstro, é apenas uma verificação que a Receita Federal faz para conferir as informações enviadas pelos contribuintes que entregaram a declaração do IR. Se for encontrado algum erro, o órgão notifica para que possa haver a correção através de uma retificação”, ressalta.
Leia mais:
Enem: provas de matemática e ciências da natureza são reaplicadas nesta quarta-feira
Motorista de 31 anos morre no hospital após bater carro em pinheiro no Norte Pioneiro
Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
De acordo com dados da própria RF, 2,58 milhões contribuintes que caíram na malha fina conseguiram regularizar a situação através de processos ou pagamentos, enquanto 1,4 milhões foram liberados depois de entregarem as declarações retificadas.
O especialista destaca que o erro que fez o contribuinte cair na malha fina pode ter sido motivado por diversos fatores, entretanto, todos devem ser corrigidos, com a pena de multa ou sanção caso não aconteça. O mesmo vale para investidores, que se não declararem todos as operações em renda variável podem receber uma notificação da Receita.
Mas afinal, o que fazer?
O mais importante, em caso de erros ou omissão, é retificar a declaração. Entretanto, caso o contribuinte não concorde com a malha fina, é necessário abrir um processo administrativo.
Já em caso de atraso, o contribuinte pode entregar a declaração via programa da RF em até cinco após o prazo oficial. Depois disso, só poderá fazer pessoalmente na Receita Federal.
Para os que precisam retificar o documento, o contador advisa a busca por uma assessoria contábil profissional para evitar que outros erros sejam cometidos. “Uma equipe especializada é capaz de evitar esse novo transtorno ao conferir todas as informações necessárias”, ressalta Luis Fernando.
LEIA TAMBÉM: