O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) realiza ensaios que analisam os níveis de resíduos de agrotóxicos em alimentos, contribuindo para a segurança alimentar e evitando possíveis danos à saúde da população. Ele é credenciado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) para avaliar também a qualidade de fertilizantes em produtos agrícolas no território nacional.
Seus laboratórios possuem reconhecimento internacional e acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro sob o número CR 0244. Para garantir a precisão das análises, possuem equipamentos de ponta e técnicos especializados que seguem métodos reconhecidos internacionalmente e que atendem às normas do Mapa e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Segundo a Anvisa, 25% dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil têm resíduos de agrotóxicos acima do permitido ou sem autorização.
Leia mais:
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
Promotores acusam juíza de cometer abusos em investigação relacionada a Gusttavo Lima
Os agrotóxicos ou agroquímicos são produtos utilizados em grande parte da produção convencional de alimentos no Brasil para eliminar a proliferação de pragas ou plantas daninhas nas plantações. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), até 40% das colheitas de alimentos são perdidas por pragas e doenças de plantas todos os anos.
Quando utilizados de maneira correta, os agroquímicos combatem doenças associadas ao cultivo de determinados produtos e ajudam no aumento da produtividade da lavoura. Mas, se usados de forma indiscriminada, estes produtos podem trazer danos para a saúde do consumidor e provocar danos ambientais, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: