Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Balneabilidade

Melhora qualidade da água nas praias do PR

Heloísa Prado - Bonde
17 jan 2007 às 17:17
Quinto boletim divulgado pelo IAP mostra que 23 pontos do litoral paranaense são próprios para banho - Arquivo Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O quinto boletim de balneabilidade divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) traz 23 pontos próprios para banho no Litoral paranaense – cerca de 60% dos 38 locais analisados. Se comparados ao boletim divulgado na última semana, cinco pontos apresentaram melhora na qualidade da água e outros dois tornaram-se impróprios para banho – acrescendo três novos pontos próprios para banho.

A melhora ocorreu em Matinhos (quatro locais) e Guaratuba (um). Em Matinhos, os pontos monitorados nos balneários Flórida, Flamingo e Riviera (Rua Paranavaí) e também na Praia Mansa de Caiobá (Rua Céu Azul) tornaram-se próprios para banho. Em Guaratuba, a melhora ocorreu no ponto situado em frente à Colônia de Férias dos Magistrados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os pontos que se tornaram impróprios para banho são: 40 metros à esquerda do Morro, em Pontinha, na baía de Encantadas, na Ilha do Mel; e 120 metros à direita da Rua 29 de Abril, em Guaratuba.

Leia mais:

Imagem de destaque
Último boletim

Litoral do PR tem 20 pontos próprios para banho

Imagem de destaque
Carnaval

Polícia divulga balanço do feriado nas estradas do PR

Imagem de destaque
Qualidade da água

Carnaval terá melhor índice de balneabilidade no litoral

Imagem de destaque
Litoral do PR

Programação esportiva termina neste fim de semana


A balneabilidade aponta a emissão de esgoto sanitário e presença de coliformes fecais nas águas da orla paranaense e qualifica os locais em próprios ou impróprios para banho. Quinze pontos, localizados próximos a esgotos, estão sendo considerados permanentemente impróprios.

Publicidade


Nesta situação estão o Rio Olho d’Água entre Ipanema e Shangri-lá, Rio Matinhos, Canal de Caiobá, Canal da Praia Mansa de Caiobá, rio e Canal da Prainha, Rio Brejatuba (Guaratuba), além de três canais nos balneários de Eliane e Nereidas. Na Ilha do Mel podemos incluir parte da baía de Encantadas.


Na mesma situação estão os rios utilizados para balneabilidade nos municípios de Morretes e Antonina (Nhundiaquara, Marumbi, do Nunes) e na Baía de Antonina (Ponta da Pita) que apresentam concentrações elevadíssimas de esgotos.


O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças como gastrenterite, infecções nos olhos, ouvidos e garganta, e doenças de pele. Doenças mais graves também podem ser transmitidas através da água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.

Os resultados das análises serão divulgados todas as quartas-feiras até o dia 25 de fevereiro. A Secretaria do Meio Ambiente e o IAP também divulgam os boletins em seus portais nos endereços eletrônicos www.pr.gov.br/meioambiente ou www.pr.gov.br/iap.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade