Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Turismo de aventura

Parque do Pico do Marumbi será aumentado em 4 vezes

Redação - Bonde
23 jan 2007 às 12:45
Inaugurado em 1990, o Parque é formado por um complexo de montanhas que protegem a mata atlântica litorânea - Denis Ferreira-SEMA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, é um dos locais preferidos pelos que praticam turismo de aventura. Administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o parque, inaugurado em 1990, é formado por um complexo de montanhas que protegem a mata atlântica litorânea. Em 2006, o governo do Estado iniciou o processo de ampliação do parque, que terá sua área aumentada em quase quatro vezes, passando dos atuais 2.340 hectares para 8.839,91 hectares.

A primeira fase do processo irá incorporar uma área 1,2 mil hectares da massa falida da Papel São Marcos Ltda., antiga indústria localizada em Morretes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a primeira fase será rápida e irá incluir a avaliação da área feita pela Procuradoria Geral do Estado e, posteriormente, depósito em juízo para a massa falida da empresa. A segunda fase envolve atividades do IAP e do Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG) na desapropriação de algumas áreas na região da Serra do Mar, nos municípios de Morretes, Quatro Barras e Piraquara.

Leia mais:

Imagem de destaque
Último boletim

Litoral do PR tem 20 pontos próprios para banho

Imagem de destaque
Carnaval

Polícia divulga balanço do feriado nas estradas do PR

Imagem de destaque
Qualidade da água

Carnaval terá melhor índice de balneabilidade no litoral

Imagem de destaque
Litoral do PR

Programação esportiva termina neste fim de semana


O aventureiro que pretende encarar a subida até o cume de alguma das montanhas do conjunto, ou que deseja conhecer as cachoeiras da região, encontrará no Centro de Visitantes todas as informações necessárias para um passeio seguro. O cadastro no centro de visitantes é obrigatório e é através dele que a administração do parque mantém o controle e a segurança dos visitantes.

Publicidade


As trilhas de acesso ao cume das montanhas são sinalizadas com cores específicas, grau de dificuldade e tempo aproximado de subida.


O maior dos cumes, Olimpo, tem 1.547 metros de altura, conta com três trilhas de acesso. A trilha amarela - com graduação média de 4 horas de caminhada, a trilha cinza - média-pesada de aproximadamente 3 horas de caminhada e a trilha vermelha - considerada pesada, com tempo aproximado de 4h30 de caminhada, que além de levar até o cume do Olimpo, leva o visitante até o cume de outras três montanhas menores – Abrolhos (1.200m), Ponta do Tigre (1.400m) e Gigante (1.487m).

Publicidade


Para o passeio é importante levar um lanche de casa, vestir roupas leves e se preparar para a possibilidade de chuva na caminhada. Se o tempo colaborar, do cume do Olimpo é possível desfrutar uma das visões mais incríveis da vegetação do estado Paraná - um tapete verde que se estende por vales e montanhas - e quando o céu está limpo pode-se avistar o oceano atlântico ao longe.


Acesso

Publicidade


Para quem está em Curitiba, o acesso pode ser feito através do passeio da ferrovia Curitiba-Paranaguá, descendo na estação do Marumbi. Para quem já está na região litorânea o acesso pode ser feito a pé, através do Caminho do Itupava, ou ainda, pelo distrito de Porto de Cima, no município de Morretes.


Se o visitante chegar bem cedo ele poderá conquistar o cume e a descida do Olimpo no mesmo dia. Não é permitido acampar no topo ou nas encostas das montanhas. Existe uma área de camping na base do Marumbi.

Na base da montanha existe ainda um telefone comunitário que pode ser utilizado pelos interessados em buscar informações de condições do tempo local, além da lotação do camping. Mais informações: (41) 3432-2072.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade