30/05/20
24º/LONDRINA
Consulte

Cartilha orienta pais sobre transporte de crianças em veículos

Shutterstock
Shutterstock


O CFM (Conselho Federal de Medicina), a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) e a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) lançam nesta semana uma cartilha para ajudar pais e responsáveis a colocar crianças no carro de maneira correta, sem prejuízos à saúde.


Segundo a cartilha, crianças devem sempre que possível ser transportadas no banco traseiro dos veículos automotores e preferencialmente ocupar a posição central nesse banco. Caso o veículo não tenha cinto de três pontos na posição central do banco traseiro, o dispositivo de retenção infantil deverá ser instalado nas posições do banco de trás onde houver esse cinto. O airbag do passageiro deverá ser desativado quando o veículo transportar crianças no banco da frente.

"Esses equipamentos foram projetados para dar mais segurança aos usuários em casos de colisão ou de desaceleração repentina. Conforme mostram os números, eles têm sido fundamentais para salvar milhares de vidas ao longo destes anos", diz o primeiro vice-presidente do CFM, Mauro Ribeiro.

A cartilha conta com orientações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo Antônio Meira Júnior, diretor da Abramet e um dos idealizadores do livreto, os médicos são profissionais fundamentais para recomendar a forma apropriada de conduzir uma criança em um veículo.

A cartilha completa pode ser consultada na internet.
Agência Brasil
Continue lendo
Opção de entrada
Volkswagen lança Nivus como aposta para o segmento de SUVs compactos
29/05/2020 09:50
Confira a lista
7 dicas para cuidar de um carro que fica parado por muito tempo
28/05/2020 11:38
Acidentes no trânsito
DPVAT registra mais de 112 mil indenizações pagas de janeiro a abril
28/05/2020 11:24
Perigo no trânsito
Um quinto dos motoristas utiliza o celular enquanto dirige
27/05/2020 10:43
Avalie as despesas
Comprar ou alugar carro: o que vale mais a pena?
27/05/2020 09:53
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados