Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Avalie as despesas

Comprar ou alugar carro: o que vale mais a pena?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 mai 2020 às 09:59
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É fácil encontrar pessoas que possuem o sonho do carro próprio. Isso é refletido nos inúmeros modelos lançados todos os anos, na taxa de venda e troca de veículos e nos leilões de automóveis com diversos lances. Mas o que vale mais a pena? Comprar ou alugar um carro?

De acordo com Cristiano Correa, professor da pós-graduação em Finanças do Ibmec, a decisão deve ser ponderada e pautada entre os principais gastos. "No caso da compra, tem a parcela mensal do financiamento, combustível, impostos, manutenção, seguro e, claro, a depreciação do carro”, afirma ele. Já com o aluguel de carros "há a parcela mensal do aluguel e o combustível”, diz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, além desses fatores, também podem existir questões emocionais e referentes ao sentimento de patrimônio que a pessoa poderá ter, assim como o uso pessoal e quaisquer outros motivos que podem justificar a compra do carro. No entanto, "se o veículo precisar de manutenção, o motorista perderá um dia de trabalho, ou seja, de faturamento. Enquanto que, se ele opta por alugar, se acontece algo com o carro, ele não fica sem trabalhar, porque a locadora geralmente oferece outro”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


No caso dos motoristas de aplicativo como Uber, que eram 600 mil em 2018, ter um carro próprio ou alugado pode apresentar vantagens e desvantagens de acordo com o tempo de trabalho. "Influencia a receita dele, já que é mais tempo rodando, mais passageiros, mas por outro lado também impulsiona um custo que é o da depreciação. Quanto mais ele dirigir, mais vai rodar com o carro, que certamente perderá valor em uma potencial revenda”, afirma Frederico Perchi, economista pela Universidade de Brasília e professor de Economia.


Sendo assim, todos os cidadãos que trabalham em automóveis devem considerar essas variáveis. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE, o número de pessoas que trabalham em veículos subiu 29,2%, alcançando a marca de 3,6 milhões em 2018. Essa foi a maior alta desde que o balanço começou a ser feito, em 2012.

Mesmo com as recomendações e os cálculos, a decisão final é extremamente pessoal e, se a pessoa preferir a compra, ainda poderá optar pela aquisição de seminovos ou participar de leilões de carros, já que os valores podem chegar a 50% do praticado pelas concessionárias. Entretanto, não há resposta certa para a problemática entre os carros próprios ou
alugados justamente porque cada caso é único.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade