Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção

Confira 5 cuidados essenciais para os pneus do seu carro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 mar 2020 às 10:25
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitos motoristas não dão atenção à manutenção dos pneus e só se lembram deles quando há algum imprevisto. Entretanto, há uma série de cuidados básicos que podem fazer esses importantes itens de segurança dos veículos durarem mais.

A Evonik, uma das maiores fabricantes de insumos para produção do "pneu verde”, indica uma lista de boas práticas para evitar inconvenientes na estrada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Alinhar e balancear

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


É imprescindível a cada 10 mil quilômetros. Tão importante quanto o nível de desgaste dos pneus é a forma como estão se desgastando. A ação deve ser antecipada se existirem vibrações na direção.

Publicidade


Caso o veículo seja usado intensamente na cidade, onde as condições de asfalto são mais severas, principalmente após o período de chuvas, o alinhamento e balanceamento será necessário a cada 5 mil quilômetros.


2. Calibrar

Publicidade


Recomendável que se faça uma vez por semana, sempre com os pneus frios, seguindo as especificações do fabricante, indicadas no manual do proprietário do veículo.


Quando o veículo estiver muito carregado (justamente em viagens com a família, quando há mais bagagem), também é preciso seguir as orientações do manual. O estepe também deve ser calibrado.

Publicidade


3. Fazer o rodízio


Também indicado a cada 10 mil quilômetros, garante que os pneus se desgastem por igual.

Publicidade


4. Verificar o Indicador TWI


O TWI deve ser monitorado com atenção, pois indica o desgaste dos pneus. Quando está no mesmo nível, ou muito próximo, do restante da banda de rodagem, chegou a hora de efetuar a troca.

Publicidade


É importante manter sempre a mesma medida e dimensão, preservando a originalidade do carro.


5. Observar a etiquetagem


Desde abril de 2018, todos os pneus vendidos no Brasil devem possuir a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que informa ao comprador a eficiência do produto sob vários aspectos.

A classificação integra o Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE. Por meio dele, o consumidor pode optar pelo "pneu verde”, que reduz o consumo de combustível por ter mais sílica em sua composição, e é mais seguro, pois melhora a aderência ao piso molhado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade