15/08/20
29º/17ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Saúde e segurança

Confira 6 dicas de manutenção e higiene para motoristas de aplicativos

Se você é motorista autônomo de aplicativo, já sabe que deve manter a manutenção do seu veículo em dia. No momento atual, porém, também é importante tomar cuidados extras relacionados à saúde e higienização.

Pixabay
Pixabay -


"A manutenção preventiva em dia significa maior vida útil e bom funcionamento do veículo, aumentando a segurança do motorista e do passageiro. Além disso, evita problemas futuros como altos gastos com a manutenção corretiva”, explica Adilson Aparecido Torquetto, especialista em engenharia automotiva e professor do curso técnico em Manutenção Automotiva do Senai.

Confira as dicas do especialista:

1. Higienização:

Para os motoristas de aplicativos, além do uso de máscaras, a recomendação é fazer a higienização diária no interior do veículo. Faça uso do álcool em gel ou álcool 70% com um pano macio e limpe as áreas de contato, como volante, manopla do câmbio, botões e puxadores de porta.

Para os estofamentos, o lado verde de uma esponja de cozinha com sabão neutro é muito eficiente. E lembre-se de trafegar com os vidros abertos para melhor troca do ar ambiente.

2. Fluídos

Fique atento ao período de troca de fluídos do seu veículo, como lubrificante, freio, direção hidráulica, transmissão e líquido de arrefecimento. Por rodar muito, o ideal é que você se baseie na quilometragem percorrida e siga as recomendações do fabricante.

3. Combustível

Nem sempre o combustível mais barato significa economia. Observe o rendimento do seu veículo a cada abastecimento e relacione os postos de abastecimentos com melhor qualidade de combustível, evitando manutenções desnecessárias causadas pelo combustível de má qualidade.
Pneus: mantenha seus pneus calibrados. Aproveite quando for abastecer para verificar a calibragem. Nas revisões, verifique o balanceamento e o alinhamento do carro.

4. Filtros de ar

Fique atento ao filtro de ar. Um filtro de ar saturado eleva o consumo de combustível, e o custo de verificação e substituição é baixo. Verifique, também, o filtro do ar-condicionado, pois um filtro sujo diminui sua eficiência e pode gerar um odor ruim no interior do veículo.

5. Sistema elétrico

Deficiências no sistema elétrico podem gerar acidentes e são passíveis de multas de trânsito. Assim, certifique-se de verificar regularmente as luzes de seta, luzes de freio, luz de placa, luzes de ré e, claro, seus faróis. Mantenha seu carro em boas condições de funcionamento para mantê-lo seguro e no controle na estrada.

6. Carro parado na garagem?

Se você está praticando o isolamento social e seu carro está parado na garagem, cuidados também devem ser tomados. "Veículos parados sofrem com os efeitos da falta de uso. Então, para o retorno das atividades, é necessário que sejam tomados alguns cuidados para conservar o bom funcionamento dos carros”, afirma Adilson.

Mantenha seu veículo limpo e procure ligar o carro a cada 20 dias, para ativar a bateria e trocar a posição dos pneus. Procure abastecer com gasolina ou álcool aditivados, pois estes têm uma duração de até seis meses sem perder a qualidade.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Novas regras
Câmara aprova validade de 10 anos para CNH e novo limite de infrações
Dica de manutenção
Conheça os sinais de problemas no pivô de suspensão
Sem riscos
Saiba como a conservar a pintura do seu veículo na quarentena
Continue lendo
Dica de manutenção
Saiba como identificar desgastes nos freios do seu carro
14 AGO 2020 às 11h38
Perigo no trânsito
DPVAT pagou mais de 46 mil indenizações para pedestres em 2020
14 AGO 2020 às 11h01
Fim da greve
Renault vai readmitir 747 empregados em São José dos Pinhais
12 AGO 2020 às 09h31
Primeiras impressões
Ford Territory chega querendo retomar lugar entre os mais luxuosos
11 AGO 2020 às 10h50
Crise na pandemia
Produção e desemprego na indústria automotiva crescem em julho
07 AGO 2020 às 11h38
Mudou
Pessoas com deficiência têm novas regras para comprar veículos
06 AGO 2020 às 11h43
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados