Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde e segurança

Confira 6 dicas de manutenção e higiene para motoristas de aplicativos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 jun 2020 às 11:33
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se você é motorista autônomo de aplicativo, já sabe que deve manter a manutenção do seu veículo em dia. No momento atual, porém, também é importante tomar cuidados extras relacionados à saúde e higienização.

"A manutenção preventiva em dia significa maior vida útil e bom funcionamento do veículo, aumentando a segurança do motorista e do passageiro. Além disso, evita problemas futuros como altos gastos com a manutenção corretiva”, explica Adilson Aparecido Torquetto, especialista em engenharia automotiva e professor do curso técnico em Manutenção Automotiva do Senai.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira as dicas do especialista:

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


1. Higienização:

Publicidade


Para os motoristas de aplicativos, além do uso de máscaras, a recomendação é fazer a higienização diária no interior do veículo. Faça uso do álcool em gel ou álcool 70% com um pano macio e limpe as áreas de contato, como volante, manopla do câmbio, botões e puxadores de porta.


Para os estofamentos, o lado verde de uma esponja de cozinha com sabão neutro é muito eficiente. E lembre-se de trafegar com os vidros abertos para melhor troca do ar ambiente.

Publicidade


2. Fluídos


Fique atento ao período de troca de fluídos do seu veículo, como lubrificante, freio, direção hidráulica, transmissão e líquido de arrefecimento. Por rodar muito, o ideal é que você se baseie na quilometragem percorrida e siga as recomendações do fabricante.

Publicidade


3. Combustível


Nem sempre o combustível mais barato significa economia. Observe o rendimento do seu veículo a cada abastecimento e relacione os postos de abastecimentos com melhor qualidade de combustível, evitando manutenções desnecessárias causadas pelo combustível de má qualidade.
Pneus: mantenha seus pneus calibrados. Aproveite quando for abastecer para verificar a calibragem. Nas revisões, verifique o balanceamento e o alinhamento do carro.

Publicidade


4. Filtros de ar


Fique atento ao filtro de ar. Um filtro de ar saturado eleva o consumo de combustível, e o custo de verificação e substituição é baixo. Verifique, também, o filtro do ar-condicionado, pois um filtro sujo diminui sua eficiência e pode gerar um odor ruim no interior do veículo.

Publicidade


5. Sistema elétrico


Deficiências no sistema elétrico podem gerar acidentes e são passíveis de multas de trânsito. Assim, certifique-se de verificar regularmente as luzes de seta, luzes de freio, luz de placa, luzes de ré e, claro, seus faróis. Mantenha seu carro em boas condições de funcionamento para mantê-lo seguro e no controle na estrada.

Publicidade


6. Carro parado na garagem?


Se você está praticando o isolamento social e seu carro está parado na garagem, cuidados também devem ser tomados. "Veículos parados sofrem com os efeitos da falta de uso. Então, para o retorno das atividades, é necessário que sejam tomados alguns cuidados para conservar o bom funcionamento dos carros”, afirma Adilson.

Mantenha seu veículo limpo e procure ligar o carro a cada 20 dias, para ativar a bateria e trocar a posição dos pneus. Procure abastecer com gasolina ou álcool aditivados, pois estes têm uma duração de até seis meses sem perder a qualidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade