Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dúvidas

Conheça mitos e verdades sobre os motores flex

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 fev 2020 às 11:55
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O lançamento do primeiro motor biocombustível, feito pela Volkswagen, foi há dezessete anos. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto. Há muitos mitos e incertezas sobre qual a melhor opção de abastecimento ou qual combustível renderia mais para uma viagem.

Com a variação do preço dos combustíveis, o brasileiro muitas vezes prefere optar pelo mais econômico e acaba usando repetidas vezes um produto do que o outro. No entanto, será que utilizar apenas um tipo de combustível por um longo período de tempo pode "viciar” o motor? De acordo com Silvio França, supervisor de P&D, da STP do Brasil, empresa renomada na indústria automotiva, isto é um mito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O motor Flex possui um dispositivo chamado ‘sensor lambda’, que é responsável por informar ao módulo de injeção de combustível se há uma mistura e se ela está adequada ou não.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Após receber esta informação, o módulo da injeção faz as contas e corrige a quantidade de combustível a ser injetada para que ocorra uma queima completa”, explica França. "Não é necessário esperar acabar um combustível para abastecer com o outro. O motor foi criado com o objetivo de permitir os dois combustíveis em qualquer proporção, complementa o supervisor.

Publicidade


Já em relação à durabilidade do motor Flex, Silvio destaca: os dois tipos de motores são equivalentes. Porém, o mais econômico ainda é o Flex, que permite ao motorista uma tomada de decisão sobre qual combustível oferece o melhor custo benefício no momento.


Para manter o motor funcionando de maneira plena, é importante preservar o motor por meio de três alertas:

Publicidade


Tanque de partida a frio: Alguns veículos ainda possuem, embora seja uma tecnologia ultrapassada. Este compartimento serve para auxiliar na partida do veículo. Ele não precisa estar cheio, mas nunca pode ficar vazio. A preferência é que o motor seja abastecido por gasolina aditivada, mas na falta dela, a opção é utilizar o aditivo de combustível gas treatment STP (50ml) junto com a gasolina comum, já que ele faz a limpeza do sistema de combustível.


Desgaste da injeção e ignição: Caso as velas estejam com a vida útil ultrapassada ou muito desgastada, o desempenho do automóvel pode ser prejudicado e tal situação dificultará a partida. Por isso, é importante estar atento às velas e quando uma delas estiver com problemas é melhor trocar o jogo completo.

Publicidade


Não andar com o carro na reserva: O combustível que fica no fundo do tanque tende a ter sujeira e acaba levando impurezas para o motor. Isso pode causar diversos problemas ao carro, desde a perda de desempenho até complicações maiores no motor, como a queima da bomba de combustível.


Devido à preocupação cada vez mais rigorosa com o meio ambiente, França também explica qual dos combustíveis é menos prejudicial.

"A gasolina é composta basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). Ela apresenta como produtos de sua combustão o Dióxido de Carbono e Monóxido de Carbono. O primeiro é um gás perigoso que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global. Já o álcool é um combustível que não afeta a camada de ozônio e, por isso, não é tão prejudicial para a atmosfera quanto a gasolina. Portanto neste quesito, o álcool é sempre a melhor opção dentre os dois combustíveis”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade