Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Customização

Motos grandes precisam de baterias potentes: conheça as especificações

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 ago 2020 às 10:36
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A bateria de uma motocicleta não tira um dia de folga. Mesmo quando parada, descarrega continuamente em pequenas cargas internas chamadas de autodescargas. Este fenômeno acontece com todos os tipos de motos, mas é vivenciado com maior recorrência em motos de alta cilindrada.


Celio Dobrucki, especialista em motos custom, trabalha com a marca americana Harley-Davidson e explica que as motos mais robustas exigem baterias mais potentes. Além do motor com potência elevada, elas possuem diversos recursos eletrônicos, como partida elétrica, sistema elaborado de iluminação, ignição eletrônica, injeção de combustível e um bom número de acessórios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Os chamados harleyros são apaixonados por suas motocicletas e, para boa parte deles, a customização é essencial para um estilo de vida personalizado. A bateria, além de dar a partida no motor, tem que alimentar todos os demais acessórios", diz Dobrucki.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Veja algumas dicas de Dobrucki e dos especialistas da Motobatt, líder mundial em baterias para motos, sobre as especificações de uma bateria para motos robustas:

Publicidade


PODER DE ARRANQUE


A potência de arranque é conhecida pela classificação CCA (Cold Cranking Amps – em português, Amperes de Arranque a Frio). Ela indica o número de amperes que a bateria pode produzir, ou seja, a energia fornecida pela bateria para dar vida ao motor. Um CCA alto possibilita dar a partida em condições adversas, como em baixas temperaturas, por exemplo.

Publicidade


TAMANHO E CONFIGURAÇÃO


A bateria precisa caber perfeitamente na motocicleta. Baterias pequenas demais pulam, chocalham e podem causar danos. Por outro lado, uma muito grande também não serve porque não encaixa na moto. Isso sem contar a dificuldade de encontrar baterias para diferentes modelos de motos se levarmos em consideração o posicionamento dos polos positivo e negativo.

Publicidade


Uma boa opção para estes casos são as baterias produzidas com a tecnologia QuadFlex, que possibilitam versatilidade de posicionamento dentro das motos. O nome faz menção ao seus quatro pólos, ou seja, seus terminais adaptáveis que permitem 4 opções diferentes de encaixe.


As baterias QuadFlex possuem também espaçadores, que possibilitam aumentar ou diminuir a altura da bateria, finalizando em um encaixe perfeito!

Publicidade


TECNOLOGIA AGM


As baterias AGM (Absorbed Glass Mat) são as mais indicadas para motos potentes. Elas têm uma camada de lã de vidro absorvente (esponja) entre a placa de chumbo, garantindo que as placas estejam próximas umas das outras enquanto controlam o movimento ácido entre elas. São menos propensas a falhas porque são resistentes ao calor e às vibrações.

Por serem seladas, são livres de manutenção, nunca precisam de adição de eletrólito e não vazam, mesmo que o estojo seja perfurado, porque o eletrólito é absorvido.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade