17/01/21
PUBLICIDADE
Customização

Motos grandes precisam de baterias potentes: conheça as especificações

Pixabay
Pixabay


A bateria de uma motocicleta não tira um dia de folga. Mesmo quando parada, descarrega continuamente em pequenas cargas internas chamadas de autodescargas. Este fenômeno acontece com todos os tipos de motos, mas é vivenciado com maior recorrência em motos de alta cilindrada.


Celio Dobrucki, especialista em motos custom, trabalha com a marca americana Harley-Davidson e explica que as motos mais robustas exigem baterias mais potentes. Além do motor com potência elevada, elas possuem diversos recursos eletrônicos, como partida elétrica, sistema elaborado de iluminação, ignição eletrônica, injeção de combustível e um bom número de acessórios.

"Os chamados harleyros são apaixonados por suas motocicletas e, para boa parte deles, a customização é essencial para um estilo de vida personalizado. A bateria, além de dar a partida no motor, tem que alimentar todos os demais acessórios", diz Dobrucki.

Veja algumas dicas de Dobrucki e dos especialistas da Motobatt, líder mundial em baterias para motos, sobre as especificações de uma bateria para motos robustas:

PODER DE ARRANQUE

A potência de arranque é conhecida pela classificação CCA (Cold Cranking Amps – em português, Amperes de Arranque a Frio). Ela indica o número de amperes que a bateria pode produzir, ou seja, a energia fornecida pela bateria para dar vida ao motor. Um CCA alto possibilita dar a partida em condições adversas, como em baixas temperaturas, por exemplo.

TAMANHO E CONFIGURAÇÃO

A bateria precisa caber perfeitamente na motocicleta. Baterias pequenas demais pulam, chocalham e podem causar danos. Por outro lado, uma muito grande também não serve porque não encaixa na moto. Isso sem contar a dificuldade de encontrar baterias para diferentes modelos de motos se levarmos em consideração o posicionamento dos polos positivo e negativo.

Uma boa opção para estes casos são as baterias produzidas com a tecnologia QuadFlex, que possibilitam versatilidade de posicionamento dentro das motos. O nome faz menção ao seus quatro pólos, ou seja, seus terminais adaptáveis que permitem 4 opções diferentes de encaixe.

As baterias QuadFlex possuem também espaçadores, que possibilitam aumentar ou diminuir a altura da bateria, finalizando em um encaixe perfeito!

TECNOLOGIA AGM

As baterias AGM (Absorbed Glass Mat) são as mais indicadas para motos potentes. Elas têm uma camada de lã de vidro absorvente (esponja) entre a placa de chumbo, garantindo que as placas estejam próximas umas das outras enquanto controlam o movimento ácido entre elas. São menos propensas a falhas porque são resistentes ao calor e às vibrações.

Por serem seladas, são livres de manutenção, nunca precisam de adição de eletrólito e não vazam, mesmo que o estojo seja perfurado, porque o eletrólito é absorvido.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Fique ligado

Detran-PR estabelece novos prazos para serviços de trânsito

09 DEZ 2020 às 10h33
Novas leis de trânsito

Cadastro Positivo promete benefícios fiscais para bons motoristas

08 DEZ 2020 às 10h34
Dica de manutenção

Saiba a hora certa para a troca do óleo do seu veículo

07 DEZ 2020 às 11h04
Dica de manutenção

Viagem de moto: 5 itens para revisar antes de pegar a estrada

07 DEZ 2020 às 09h50
Novidade

Audi lança versão reestilizada do A4 no mercado brasileiro

04 DEZ 2020 às 11h45
Setor desarrumado

Pandemia causa fila de espera por carro zero e falta de usados

04 DEZ 2020 às 11h33
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados