Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inovação

Os impactos dos veículos autônomos em diversas áreas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 jun 2019 às 10:01
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Graças à evolução tecnológica, conceitos como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0 estão saindo dos filmes e livros e começando a fazer parte do dia a dia da sociedade. Nesse sentido, os veículos autônomos são umas das inovações mais aguardadas e, ao se tornarem uma realidade nas ruas do País trará inúmeros benefícios e utilidades.

Porém, segundo especialistas, ainda existem algumas barreiras que impedem que estes veículos se tornem uma realidade no Brasil. Entre os especialistas, o professor Renato Giacomini, coordenador do departamento de Automação e Controle do Centro Universitário FEI - uma das instituições pioneiras no ensino de engenharia no País – explica: "além de amadurecermos algumas tecnologias e resolvermos questões legais, como a atribuição de responsabilidade por acidentes, o mercado automobilístico também precisa passar por uma transformação para que os carros autônomos se popularizem".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O professor de Engenharia Elétrica, Fabio Delatore, lembra que, no Brasil, a sinalização viária é muito irregular e a educação do motorista brasileiro dificulta na criação de um padrão de condução que o carro autônomo irá encontrar ao seu redor. "Existem situações que não são adequadas no trânsito, tais como pedestres atravessando fora da faixa e motociclistas andando no corredor. Por outro lado, em ambientes em que as condições do meio sejam mais controladas, como agricultura, pistas e circuitos de testes para montadoras, existe muito potencial para que estes veículos sejam testados".

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


De acordo com o professor Marko Ackermann, coordenador do departamento de Engenharia Mecânica da FEI, os veículos híbridos – que possuem um motor de combustão e outro elétrico - devem se popularizar no Brasil antes dos autônomos, já que nossa tradição com biocombustíveis permitirá trabalhar com esses automóveis de forma sustentável até que tenhamos infraestrutura adequada para suportar a chegada dos transportes autônomos.


Como os veículos autônomos podem influenciar na sociedade?

O estudo e desenvolvimento de carros autônomos pode desencadear diversas inovações ou benefícios para diferentes setores da sociedade, desde processos de delivery, até mesmo novas possibilidades de negócio.

Segundo o professor Flavio Tonidandel, coordenador dos Cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Robôs da FEI, a área de Inteligência Artificial pode ser beneficiada com novos aplicativos e sistemas inteligentes que gerenciam e controlam frotas inteiras de veículos pela cidade, atendendo demandas de modo personalizado e com eficiência. "Para a área de Robótica, o carro autônomo é algo fantástico, pois ele é, em sua concepção, um robô autônomo e inteligente, que pode interagir com pessoas, ambientes e outros robôs", complementa Tonidandel.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade