12/05/21
PUBLICIDADE
Manutenção

Problemas na suspensão: saiba como identificar

Além de poder ocasionar graves acidentes, problemas no sistema de suspensão trazem desconforto aos ocupantes do veículo. Por isso, é bom que o motorista fique sempre atento aos sinais de desgaste nos componentes da suspensão – amortecedores, molas, braço oscilante, batentes, barra estabilizadora, buchas, bieleta, coxins e pivô.

Divulgação
Divulgação


"Ruídos podem indicar problemas na suspensão, mas nem sempre o diagnóstico é fácil. Eles podem ser provenientes dos amortecedores, mas também podem estar relacionado a uma bieleta com folga, desgaste das buchas, coxins danificados, entre outros. As folgas provocam fortes ruídos”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, uma das principais fabricantes de peças automotivas.

Segundo Silva, a falta de estabilidade em curvas também pode apontar que algum componente da suspensão não está desempenhando seu papel corretamente e necessita ser trocado. Instabilidade pode assinalar ainda desgaste do amortecedor.

Defeitos na suspensão podem levar a desgaste acentuado de pneus, uma vez que a geometria da direção sobre um desalinhamento ou os pneus ficam pulando rapidamente ao passar por irregularidades no solo devido à perda de eficiência dos amortecedores.

As molas também podem apresentar perda de eficiência fazendo com que o carro perca altura. "Molas arreadas comprometem outros componentes da suspensão, como batentes, coxins e amortecedores”, adverte.

Caso o motorista verifique algum vazamento de óleo do amortecedor, Silva recomenda a troca imediata do componente. A recomendação é fazer inspeção periódica no sistema de suspensão ou a qualquer sinal de desgaste dos componentes.
PUBLICIDADE
Continue lendo
Modelo da campeã

Fiat revela fotos do SUV que Juliette faturou ao ganhar o Big Brother 21

11 MAI 2021 às 08h45
Fique de olho

Entenda os principais pontos de atenção nos amortecedores automotivos

10 MAI 2021 às 11h40
Evite danos

Mesmo com veículo parado, para-brisas requer cuidados; Veja como mantê-lo em bom estado

08 MAI 2021 às 09h00
Reestilizado

Jeep Compass 2022 é oficialmente lançado no Brasil, mas spoilers eram divulgados pela marca

07 MAI 2021 às 09h00
Reestilizado

Jeep Compass 2022 é oficialmente lançado no Brasil, mas spoilers eram divulgados pela marca

06 MAI 2021 às 08h40
Chineses evoluíram

Conheça os modelos JAC T60, Ford Territory e Chery Tiggo 8, que marcam novo perfil automotivo

06 MAI 2021 às 07h15
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados