05/12/20
PUBLICIDADE
Dica de manutenção

Saiba a hora certa de trocar o fluido de freio do seu carro

Pixabay
Pixabay


Fazer a revisão periódica é essencial para garantir a melhor preservação do veículo, garantir eficiência na condução e evitar acidentes. Além da vistoria, em que o funcionamento dos equipamentos e sistemas mecânicos e elétricos do carro é checado por um profissional, é fundamental que o condutor também monitore o veículo.


No sistema de freio, por exemplo, a troca e a verificação do nível de fluido deve estar entre as prioridades. Ele é um dos componentes responsáveis por garantir eficiência e segurança durante a frenagem do automóvel.

Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, é importante ficar atento aos sinais do carro e fazer o monitoramento constante do fluido.

"O fluido de freio é um componente higroscópico, ou seja, durante sua vida útil ele absorve umidade e vai perdendo suas características.

Através da revisão é possível medir o ponto de ebulição do fluido e até mesmo sua porcentagem de água e a partir dessa análise é possível descobrir se é necessário realizar a troca ou não.

Outro quesito importante é ficar atento à data de validade do produto, que pode variar de acordo com o fabricante, mas nunca aplicar vencido", afirma.

Confira 4 sinais de que seu carro precisa trocar o fluido de freio, segundo o especialista:

1. Nível de fluido
Verificar o nível de fluido do veículo deve ser um hábito recorrente para o condutor. Se ele estiver abaixo do nível indicado, mesmo que pouco, pode afetar todo o sistema de freio e causar problemas na frenagem. O condutor nunca deve completar o fluido, se ele estiver fora do nível indicado é preciso levar o carro para uma avaliação e assim checar a origem do problema.

2. Perda de eficiência da frenagem
Se, ao pisar no pedal de freio, você notar que precisa de mais força que o normal, ou que o tempo de resposta do freio está mais lento, procure levar o veículo para a revisão. Essa falha pode indicar a necessidade da troca de fluido.

3. Luz no painel
Fique atento à luz do painel. Se a luz de advertência vermelha acende é porque tem algo de errado no sistema hidráulico de freio, podendo ser a mudança na pressão do pedal ou o nível do reservatório de fluido.

4. Validade

O fluido de freio possui validade e por isso precisa ser substituído de tempos em tempos. É indicado que a troca do fluido seja feita a cada 10.000 km rodados ou um ano, o que vier primeiro.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Novidade

Audi lança versão reestilizada do A4 no mercado brasileiro

04 DEZ 2020 às 11h45
Setor desarrumado

Pandemia causa fila de espera por carro zero e falta de usados

04 DEZ 2020 às 11h33
Dica de manutenção

Saiba como identificar desgastes nos faróis do seu carro

03 DEZ 2020 às 10h33
Novo SUV

Novo Toyota SW4 tem mudanças no visual e melhorias mecânicas

03 DEZ 2020 às 09h40
Confirmado

Ford vai lançar Bronco, Mustang Mach1 e Ranger Black no Brasil

02 DEZ 2020 às 10h08
Estreia em 2022

Peugeot volta ao mercado de picapes médias com a Landtrek

01 DEZ 2020 às 11h48
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados