Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
É possível poupar!

Saiba como economizar combustível com seu carro

Caroline Knup* - Estagiária
23 set 2019 às 11:02
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a situação econômica atual do Brasil, qualquer atitude que ajude o consumidor a poupar dinheiro é bem-vinda. Há inúmeras ações que podem ser adotadas no dia a dia para economizar e com os carros não é diferente. Pensando nisso, o Portal Bonde selecionou algumas dicas para que todos os motoristas consigam aproveitar melhor os combustíveis dos automóveis e, assim, otimizar o uso do dinheiro.

Em entrevista para o UOL Carros, Gilberto Pose, coordenador técnico de combustíveis da Raízen, elencou algumas atitudes que o motorista pode adotar para poupar combustível. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1 - Não encha o tanque até a capacidade máxima: Pose recomenda que o tanque não seja enchido até a capacidade máxima porque, em carros mais novos, existe um cânister, que consiste em um dispositivo que reaproveita os gases emitidos pelo combustível. Com o tanque cheio, existe a possibilidade do combustível vazar e entrar no cânister, que fica danificado e não consegue mais captar os gases. Além disso, o especialista aponta que o motor percebe a ação como algo errado e, assim, eleva o consumo de combustível.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


2 - Não ande com o carro quando o tanque estiver na reserva: Pose alerta que rodar com o automóvel com o tanque na reserva, ou seja, com a luz que pede combustível acessa, traz prejuízos para o consumidor. Ao UOL Carros, o profissional contou que a gasolina, o álcool ou o diesel funcionam como lubrificantes que refrigeram a bomba. Com isso, toda vez que o carro é ligado, a bomba envia combustível ao motor e o que resta retorna para o tanque em uma temperatura alta. Caso haja pouco combustível e, com isso, pouca lubrificação, Pose aponta que a bomba pode não resfriar e travar, o que gera prejuízos ao motorista.

Publicidade


3 - Carregue somente o necessário: prefira sempre andar com o mínimo possível de bagagem no carro. Isso porque ao elevar o peso no automóvel, cresce o aumento de combustível, já que é necessário mais "força" para o carro rodar.


4 - Não rode na "banguela": para o UOL Carros, Pose afirmou que a prática funcionava em carros antigos que funcionavam com carburadores. Entretanto, a prática, que é considerada perigosa, não faz a mínima diferença no consumo de combustível em carros com injeção eletrônica. Sobre o perigo, Pose alerta que, quando o carro está em ponto morto, a função do freio-motor é perdida, o que pode trazer risco de acidente, especialmente em descidas.


5 - Alerta para o uso do ar-condicionado: segundo o especialista, o uso do ar-condicionado está diretamente ligado ao consumo de combustível, uma vez que precisa do motor para funcionar. De acordo com Pose, o consumo da gasolina, álcool ou diesel pode aumentar em até 10% caso o equipamento esteja ligado.

*Sob supervisão de Rafael Machado


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade