04/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Manutenção

Saiba como manter faróis e lanternas do seu carro em bom estado

Faróis e lanternas são itens de segurança obrigatórios e uma lâmpada queimada pode resultar em multa. Responsáveis por iluminar e sinalizar, os faróis e lanternas garantem a visibilidade de motoristas, ajudando a identificar pedestres, outros veículos e a própria via, principalmente à noite.

Divulgação
Divulgação


Enquanto os faróis iluminam o trajeto, em condições de má visibilidade natural, como em viagens noturnas, as lanternas sinalizam aos demais condutores a presença e as operações realizadas pelo veículo, como mudanças de direção e frenagem.

Localizados na dianteira do veículo, os faróis são os responsáveis pela iluminação do que está à frente. Lanternas localizam-se na traseira, na dianteira e nas laterais do veículo, uma vez que a emissão de sinais, indicadores de diferentes operações, precisa abranger o campo de visão de todos os usuários da via.

Dicas de manutenção

O funcionamento correto dos itens de iluminação de um veículo depende de alguns cuidados de manutenção. A falta de cuidados essenciais compromete a segurança nas vias e pesa no bolso dos motoristas.

Os faróis requerem regulagem para alinhar o facho luminoso e assegurar a incidência adequada de luz no trajeto. Trocar as lâmpadas periodicamente também é importante para que a degradação do uso não resulte em queima inesperada. A limpeza periódica de lanternas e faróis deve ser feita sem materiais abrasivos.

Segundo a Arteb, uma das principais fabricantes de sistemas de iluminação automotiva do mundo, todas as características técnicas destes dispositivos, como a intensidade e a cor da luz emitida, estão padronizadas pelas normas ABNT e Resoluções CONTRAN.

Ao instalar produtos que não seguem a legislação vigente ou contrariam as especificações originais do veículo, o motorista prejudica a segurança do veículo e fica sujeito a punições.

Falhas como faróis desregulados, lâmpadas queimadas ou lentes opacas precisam ser corrigidas em oficinas especializadas, aptas a auxiliar na manutenção e preservação desses itens.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Dúvidas
Conheça mitos e verdades sobre os motores flex
Veterano renovado
Onix antigo passa a se chamar apenas Joy e segue como opção mais barata
Manutenção
Confira 5 cuidados essenciais para os pneus do seu carro
Continue lendo
Contra o vírus
Cuidados para quem vai usar carros compartilhados durante a pandemia
03/04/2020 09:48
Tudo fechado
Marcas estendem garantia e prazo de revisão de veículos
02/04/2020 09:44
Crise
Pandemia derruba venda de veículos em março, e abril será pior
02/04/2020 08:55
Crise
Fiat adia lançamentos por causa da pandemia
01/04/2020 08:35
Higiene contra o vírus
Como limpar seu carro do jeito certo durante a pandemia
31/03/2020 11:39
Veja mais e a capa do canal