06/08/20
25º/13ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Manutenção

Saiba como manter faróis e lanternas do seu carro em bom estado

Faróis e lanternas são itens de segurança obrigatórios e uma lâmpada queimada pode resultar em multa. Responsáveis por iluminar e sinalizar, os faróis e lanternas garantem a visibilidade de motoristas, ajudando a identificar pedestres, outros veículos e a própria via, principalmente à noite.

Divulgação
Divulgação


Enquanto os faróis iluminam o trajeto, em condições de má visibilidade natural, como em viagens noturnas, as lanternas sinalizam aos demais condutores a presença e as operações realizadas pelo veículo, como mudanças de direção e frenagem.

Localizados na dianteira do veículo, os faróis são os responsáveis pela iluminação do que está à frente. Lanternas localizam-se na traseira, na dianteira e nas laterais do veículo, uma vez que a emissão de sinais, indicadores de diferentes operações, precisa abranger o campo de visão de todos os usuários da via.

Dicas de manutenção

O funcionamento correto dos itens de iluminação de um veículo depende de alguns cuidados de manutenção. A falta de cuidados essenciais compromete a segurança nas vias e pesa no bolso dos motoristas.

Os faróis requerem regulagem para alinhar o facho luminoso e assegurar a incidência adequada de luz no trajeto. Trocar as lâmpadas periodicamente também é importante para que a degradação do uso não resulte em queima inesperada. A limpeza periódica de lanternas e faróis deve ser feita sem materiais abrasivos.

Segundo a Arteb, uma das principais fabricantes de sistemas de iluminação automotiva do mundo, todas as características técnicas destes dispositivos, como a intensidade e a cor da luz emitida, estão padronizadas pelas normas ABNT e Resoluções CONTRAN.

Ao instalar produtos que não seguem a legislação vigente ou contrariam as especificações originais do veículo, o motorista prejudica a segurança do veículo e fica sujeito a punições.

Falhas como faróis desregulados, lâmpadas queimadas ou lentes opacas precisam ser corrigidas em oficinas especializadas, aptas a auxiliar na manutenção e preservação desses itens.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Dúvidas
Conheça mitos e verdades sobre os motores flex
Veterano renovado
Onix antigo passa a se chamar apenas Joy e segue como opção mais barata
Manutenção
Confira 5 cuidados essenciais para os pneus do seu carro
Continue lendo
Atualizada
Nova Chevrolet S10 chega ao mercado conectada com o futuro
05 AGO 2020 às 11h05
Qualidade
Entenda o que muda com a nova especificação da gasolina
04 AGO 2020 às 08h52
Dica de manutenção
Como identificar desgaste no braço de direção do seu carro
03 AGO 2020 às 11h13
Dica de manutenção
Saiba como fazer a calibragem correta dos pneus do seu carro
30 JUL 2020 às 11h49
Efeito Uber
Número de mulheres com CNH cresce, mas há menos motoristas jovens
29 JUL 2020 às 10h27
Comparativo
Com ideias distintas, Polo GTS e Sandero RS representam hatches esportivos
28 JUL 2020 às 09h21
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados