02/06/20
25º/14ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Manutenção

Saiba identificar falhas no sistema de arrefecimento do seu carro

Com a função de controlar a temperatura do motor a combustão e mantê-lo na temperatura ideal de trabalho, o sistema de arrefecimento é composto por vários itens. Bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, radiador, ventoinha, e reservatório precisam estar em perfeitas condições para garantir a refrigeração das peças.

Divulgação
Divulgação


"Uma falha em um desses itens pode levar ao superaquecimento, podendo até fundir o motor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Por isso, é importante ficar atento às possíveis causas de superaquecimento.

Vazamentos são um dos principais fatores que levam o motor a esquentar excessivamente. Por isso é preciso ficar atento ao estado das mangueiras e seus pontos de fixação. Mangueiras deterioradas podem se romper.

A bomba d’água também pode falhar e resultar em vazamentos. Por isso, Silva aconselha a observar o nível do reservatório periodicamente. Nível de água abaixo do mínimo indica vazamento e um profissional deve ser consultado.

A ventoinha deve estar funcionando corretamente. "Observe se há ruído, pois pode travar a ventoinha”, diz o gerente, explicando que é importante verificar se o ventilador é acionado com o motor quente. Caso a ventoinha não entre em funcionamento após o motor aquecer é sinal de falha no sistema de arrefecimento ou no sistema elétrico.

Os cuidados devem se estender ao radiador, às válvula da tampa do reservatório e termostática. Quando partículas alojam-se nas aletas do radiador, a troca de calor fica comprometida e o carro superaquece. É recomendável limpar o radiador e reparar deformações que possam ocorrer nas aletas. As válvulas, se danificadas, certamente irão comprometer o funcionamento do sistema de arrefecimento.

Silva ressalta que todos estes problemas no sistema de arrefecimento podem ser evitados fazendo a manutenção preventiva do veículo de acordo com o recomendado pela montadora.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Cuidados com o carro
Manutenção preventiva deixa seu veículo mais econômico e seguro
Nada de riscos
Confira os cuidados essenciais com a lataria e a pintura do seu carro
Manutenção
Conheça alguns dos indícios de desgaste de cubos de rodas
Continue lendo
Mercado concorrido
Duster e C4 Cactus tentam brigar entre os SUVs com preços mais baixos
01/06/2020 11:43
Efeito delivery
Procura por motos de baixa cilindrada cresce na pandemia
01/06/2020 09:52
Opção de entrada
Volkswagen lança Nivus como aposta para o segmento de SUVs compactos
29/05/2020 09:50
Confira a lista
7 dicas para cuidar de um carro que fica parado por muito tempo
28/05/2020 11:38
Acidentes no trânsito
DPVAT registra mais de 112 mil indenizações pagas de janeiro a abril
28/05/2020 11:24
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados