Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção

Saiba identificar falhas no sistema de arrefecimento do seu carro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 mai 2020 às 11:01
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a função de controlar a temperatura do motor a combustão e mantê-lo na temperatura ideal de trabalho, o sistema de arrefecimento é composto por vários itens. Bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, radiador, ventoinha, e reservatório precisam estar em perfeitas condições para garantir a refrigeração das peças.

"Uma falha em um desses itens pode levar ao superaquecimento, podendo até fundir o motor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Por isso, é importante ficar atento às possíveis causas de superaquecimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Vazamentos são um dos principais fatores que levam o motor a esquentar excessivamente. Por isso é preciso ficar atento ao estado das mangueiras e seus pontos de fixação. Mangueiras deterioradas podem se romper.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


A bomba d’água também pode falhar e resultar em vazamentos. Por isso, Silva aconselha a observar o nível do reservatório periodicamente. Nível de água abaixo do mínimo indica vazamento e um profissional deve ser consultado.

Publicidade


A ventoinha deve estar funcionando corretamente. "Observe se há ruído, pois pode travar a ventoinha”, diz o gerente, explicando que é importante verificar se o ventilador é acionado com o motor quente. Caso a ventoinha não entre em funcionamento após o motor aquecer é sinal de falha no sistema de arrefecimento ou no sistema elétrico.


Os cuidados devem se estender ao radiador, às válvula da tampa do reservatório e termostática. Quando partículas alojam-se nas aletas do radiador, a troca de calor fica comprometida e o carro superaquece. É recomendável limpar o radiador e reparar deformações que possam ocorrer nas aletas. As válvulas, se danificadas, certamente irão comprometer o funcionamento do sistema de arrefecimento.

Silva ressalta que todos estes problemas no sistema de arrefecimento podem ser evitados fazendo a manutenção preventiva do veículo de acordo com o recomendado pela montadora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade