Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novidade

Vai viajar no feriado? Veja como atualizar a Carteira Digital de Trânsito

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 fev 2020 às 08:36
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No carnaval, muita gente aproveita para viajar com a família, rever parentes ou descansar em cidades que não têm tradição de festejar o carnaval. Em 2020, a novidade para os motoristas é a Carteira Digital de Trânsito (CDT), um aplicativo para celular com versões digitais da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Disponível para todos os estados do país, a facilidade dispensa o uso dos documentos físicos. No caso do CRLV Digital, pode ser compartilhado com até cinco pessoas, seja a família ou amigos que usam o mesmo carro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi desenvolvido pelo Serpro para o Denatran e está disponível para celulares com sistemas Android ou iOS.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


As versões eletrônicas do documentos atendem às deliberações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), especialmente a nº 180/2019, sobre a emissão do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico), em substituição ao CRLV em meio físico.

Publicidade


Mais de 5 milhões de CNHs emitidas


Pelo aplicativo, é possível consultar o histórico de emissões da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), exportar os documentos e consultar infrações. Só a CNH Digital já foi baixada por mais de 5 milhões de usuários.

Publicidade


Novo formato do CRLV já passa de 2 milhões


O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em formato digital será obrigatório para todos os estados apenas a partir de 30 de junho de 2020. Entretanto, todos os Detrans estaduais e do Distrito Federal já estão aptos para emitir o CRLV no novo formato do documento e até este mês, apenas os estados do Pará, Tocantins e Rio Grande do Norte ainda não aderiram à facilidade.


O aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" está disponível gratuitamente na Google Play e App Store e por meio do Portal de Serviços do Denatran. Caso prefira, o motorista também pode, opcionalmente, utilizar uma via impressa do CRLV-e, que terá a mesma validade da versão eletrônica. A diferença é que o documento será impresso em papel comum, validado por um QR Code específico.

O CRLV digital utiliza tecnologia presente no QR Code VIO, desenvolvido pelo Serpro, para garantir a integridade e autenticidade do documento de licenciamento veicular. Da mesma forma que acontece com o documento físico, o CRLV digital somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade