17/01/21
PUBLICIDADE
Quarentão nacional

Volkswagen Gol completa 40 anos de sucesso

A fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) expõe um painel gigante em sua fachada. Quem passa pela rodovia Anchieta vê a traseira de um Gol em destaque, sinal de mantém o prestígio após 40 anos de mercado e 8,5 milhões de unidades produzidas.

Divulgação / Volkswagen
Divulgação / Volkswagen


O hatch compacto estreou em maio de 1980 com motor 1.3 a gasolina (42 cv) refrigerado a ar. Não demorou para ser substituído: faltava força e sobrava vibração. Após o começo claudicante, a VW acertou o carro e, ao longo dessas quatro décadas, liderou as vendas por quase 30 anos e lançou clássicos da indústria automotiva nacional.

Divulgação / Volkswagen
Divulgação / Volkswagen


A linha atual não comporta sonhos de consumo como as antigas versões GT, mas, enfim, oferece câmbio automático de verdade. A caixa de seis marchas estreou no segundo semestre de 2018 e deu nova vida ao Gol. A opção que dispensa o pedal de embreagem tem motor 1.6 flex com 120 cv, mesma potência do GTI 2.0 de 1989.

Apesar da proximidade dos números, o Gol mais caro dos dias de hoje não tem a mística do topo de linha de 21 anos atrás. Trata-se de um carro racional, com acabamento simples e bom desempenho. A avaliação começa com uma decepção: o ajuste de altura do banco continua ruim. O motorista aciona uma alavanca e sente o assento se inclinar para trás. É preciso erguer o corpo para encontrar uma boa posição ao volante.

Divulgação / Volkswagen
Divulgação / Volkswagen


Passado o primeiro desafio, vem a parte boa: completo, o Gol avaliado tem sistema multimídia que se conecta a smartphones, comandos de som no volante, piloto automático e rodas de liga leve. Todas as janelas trazem acionamento elétrico, bem como os retrovisores e as travas das portas.

O preço começa em R$ 61,4 mil, porém, com todos os itens disponíveis, o valor do Volks chega a R$ 65.870. Não é pouco, mas mantém o modelo competitivo. Com os mesmos itens, o Renault Sandero 1.6 automático é anunciado por R$ 68,4 mil, mas oferece quatro airbags (há apenas dois no Gol), controle eletrônico de estabilidade e ar-condicionado com ajuste automático.

Divulgação / Volkswagen
Divulgação / Volkswagen


Após achar a melhor posição possível ao volante, o motorista do Gol descobre que o carro está em sua melhor forma. Bem disposto e bom de curva, o compacto VW mostra que suas qualidades vão além de uma mera compra racional.

O desempenho é equivalente ao do Polo 1.6 automático, que custa entre a R$ 66 mil e R$ 70,7 mil. Embora seja mais caro, é também mais moderno: sua plataforma MQB o coloca no mesmo nível dos Volks vendidos na Alemanha.

Divulgação / Volkswagen
Divulgação / Volkswagen


Já o Gol é coisa nossa, nasceu e cresceu no Brasil. Uma nova geração está perto de ser revelada, apesar de a pandemia do novo coronavírus ter modificado cronogramas. O novo cenário deve tornar o compacto da Volks ainda mais importante, pois é provável que projetos locais de menor custo ganhem força. Há outros 40 anos pela frente. (Folha)
Eduardo Sodré - Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Fique ligado

Detran-PR estabelece novos prazos para serviços de trânsito

09 DEZ 2020 às 10h33
Novas leis de trânsito

Cadastro Positivo promete benefícios fiscais para bons motoristas

08 DEZ 2020 às 10h34
Dica de manutenção

Saiba a hora certa para a troca do óleo do seu veículo

07 DEZ 2020 às 11h04
Dica de manutenção

Viagem de moto: 5 itens para revisar antes de pegar a estrada

07 DEZ 2020 às 09h50
Novidade

Audi lança versão reestilizada do A4 no mercado brasileiro

04 DEZ 2020 às 11h45
Setor desarrumado

Pandemia causa fila de espera por carro zero e falta de usados

04 DEZ 2020 às 11h33
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados