01/10/20
PUBLICIDADE
5 dicas incríveis

Aprenda a limpar corretamente sua caixa d’água

A água é um recurso natural essencial no dia a dia de todos. Nas residências, ela é utilizada para cozinhar, lavar a louça, higiene pessoal, entre outras atividades. No entanto, grande parte da população esquece da caixa d’água, que além de necessitar de limpeza periódica para garantir a qualidade da água, muitas vezes, por ter aberturas, são convidativas para mosquitos.

Divulgação
Divulgação


Segundo Camilla Irion, gerente da Porto Faz, e-commerce de serviços da Porto Seguro, a limpeza da caixa d’água deve ser feita a cada seis meses. "Caso ultrapasse esse período, a caixa começa a gerar lodo, entre outras impurezas que podem resultar na contaminação da água, tornando-a imprópria para o consumo e desencadeando doenças”, alerta.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou um aumento de 488% nos casos de dengue em 2019 quando comparado com 2018. Já neste ano, houve um registro de mais de 525 mil casos prováveis de dengue e 181 mortes em decorrência da doença só nas 14 primeiras semanas. "Sabemos que as caixas d’águas, quando não cuidadas, são um dos principais focos do mosquito da dengue, por conter água parada. Mantê-la limpa e fechada é muito importante para que não ocorra a proliferação do mosquito”, orienta.

O recomendado é que a limpeza seja realizada por profissionais especializados, mas pode ser executada de forma mais simples pelos moradores, dependendo das condições da caixa. Camilla Irion traz cinco passos básicos para a higienização:

- O processo de higienização começa dois dias antes, com o fechamento do registro, para que os moradores possam consumir a água que está na caixa, deixando apenas uma pequena quantidade para iniciar a limpeza.

- Para retirar o resto de água e o possível lodo existente, pode-se utilizar um balde no lugar da bomba de sucção utilizada pelos profissionais. É importante a utilização de luvas para que não tenha contato direto com as substâncias.

- Depois, passe um pano com água sanitária ou cloro no interior da caixa para tirar as impurezas.

- Quando secar, abra os registros para encher a caixa novamente e coloque um litro de água sanitária para cada mil litros de água.

- Espere duas horas após o processo de limpeza. Feito isso, abra as torneiras e chuveiros, cerca de um minuto, para tirar a água que está contaminada nas tubulações, e assim receber a água limpa.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Confira!
Aprenda a empregar mesas de centro na decoração com estas dicas!
30 SET 2020 às 16h39
Desenvolvimento dos pequenos
Cuidado com a iluminação garante bem-estar para as crianças
30 SET 2020 às 14h26
Quer economizar?
4 séries para assistir em casa que vão te ensinar sobre finanças pessoais
29 SET 2020 às 15h40
Confira!
Áreas externas: veja dicas e inspirações para iluminar na primavera
29 SET 2020 às 09h44
Decoração econômica
Faça você mesmo este porta-talher muito simples e barato
28 SET 2020 às 17h21
Entrada pode ser barrada
Quais regras os visitantes devem seguir para poder entrar nos condomínios?
28 SET 2020 às 16h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados