Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Composições estilosas

Arquiteta desvenda as inúmeras possibilidades para aplicação de tons terrosos no décor

Redação Bonde com assessoria de imprensa
02 dez 2020 às 14:49
- Marcelo Cotrim
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tanto na moda, quanto no décor, uma das maiores fontes de inspiração é a natureza, que nos premia com um verdadeiro catálogo de cores. Com o desejo de conexão com o natural e a busca por sensações de conforto e acolhimento, a paleta de tons terrosos segue em alta na realização de projetos de arquitetura de interiores. Quem realiza essa afirmação é a arquiteta Marina Carvalho, à frente do seu escritório Marina Carvalho Arquitetura.


Entusiasta da paleta, ela conta que já era evidente esse anseio do ser humano em traduzir, dentro dos lares – principalmente nos centros urbanos –, a presença dos tons terrosos em diversos elementos que compõem o décor. Todavia, com o ressignificado que a casa alcançou durante o ano de 2020, a referência do terroso seguirá com expressiva envergadura em projetos que buscam a ideia de refúgio, bem-estar e uma simplicidade que nos recepciona em todos os momentos. "O cinza marcante na cena das grandes metrópoles continua com sua relevância, mas é muito nítido que ele tem perdido espaço para os tons naturais, como a terracota. Além disso, independentemente do tamanho do imóvel, o morador tem feito questão de trazer as plantas, em um estilo Urban Jungle”, conta Marina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A fauna e a flora são fontes de inspiração para os projetos assinados pela arquiteta e, nessa diversidade, ela aponta que um dos elementos mais versáteis é a terra, que pode estar presente na cartela de cores que envolve o marrom, cáqui, caramelo, mostarda, terracota, goiaba, bege, areia até o verde musgo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Em uma leitura moderna e contemporânea, o viés rústico e natural do tijolinho aparente se destaca como um dos materiais capazes de formar belíssimas composições de tons terrosos. Confira as inspirações e dicas de Marina Carvalho:

Publicidade


Marina Carvalho
Marina Carvalho - Com ‘um quê’ rústico, o material completou-se, de forma despojada, com os traços clássicos do tijolinho
Com ‘um quê’ rústico, o material completou-se, de forma despojada, com os traços clássicos do tijolinho


Em quais ambientes podemos inserir os tons terrosos?
Seja em uma área externa como a churrasqueira, ou em um elegante living, as cores de tons terrosos costumam resultar composições interessantes. Segundo Marina, para que o tom não pese demais ou deixe o ambiente com um aspecto de ‘sem vida’, no caso das nuances mais claras, o segredo é equilibrar as cores. "Quando o tom terroso é muito presente, é recomendável que se economize na quantidade de informações para que o ambiente não se demonstre carregado”, explica.


Quando utiliza tonalidades terrosas em seus projetos, a arquiteta opta por complementos como pisos lisos, cimento queimado e, um de seus favoritos, os tijolinhos. "Além de serem bastante versáteis, quando aplicados em sua coloração natural, alcançam composições super equilibradas”, sugere. "Em um décor de essência mais industrial, com a presença do cimento, o material promove aquela impressão do bem viver que buscamos em casa”, complementa.


Além das tintas e tijolinhos
Outra forma de incluir os terrosos na decoração é adicionando outros componentes com a coloração aos ambientes. O uso da tonalidade pode estar atrelado à marcenaria, objetos decorativos, tapetes, vasos e os papéis de paredes - são capazes de simular diversos efeitos de acabamentos e texturas. De acordo com a arquiteta, os elementos podem ser combinados, gerando composições, ou separadamente. "Um mesmo ambiente pode apresentar mais de um gradiente de terroso. Podemos empregar um tom mais avermelhado na marcenaria e, nas paredes, investir em um revestimento de tom arenoso, como um papel de parede claro ou uma textura”, exemplifica Marina.


Evelyn Müller
Evelyn Müller - 'A marcenaria no tom de goiaba e os tijolinhos claros foram os primeiros a entrar neste projeto, o restante surgiu a partir deles”, relata Marina.
"A marcenaria no tom de goiaba e os tijolinhos claros foram os primeiros a entrar neste projeto, o restante surgiu a partir deles”, relata Marina.


Pensando no projeto com um todo, a riqueza dos tons terrosos permite trabalhar com uma variação de ambiente para ambiente. Para a arquiteta, áreas sociais como sala de estar, jantar ou uma cozinha podem registrar uma atmosfera mais quente e vibrante por meio de tons de marrom avermelhado e o goiaba. Por sua vez, a ala íntima, composta pelos dormitórios, pode resplandecer uma combinação de beges e cáquis. "Levando em conta a necessidade do relaxamento e ares de tranquilidade, essas escolhas não pesarão no décor dos quartos”, detalha.

Ainda que os terrosos se configurem como cores marcantes, Marina afirma que, por suas características atemporais e o equilíbrio no seu envolvimento com a decoração, é possível que o morador conviva com o tom no ambiente sem correr o risco do cansaço visual. "Tamanha a riqueza da paleta, eu acredito que as cores vão além de um período marcado. E por apresentarem escolhas para todos os gostos, ao conhecer o cliente empregamos a nuance que realmente o agrade. O resultado são composições únicas e magníficas”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade