Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
É tendência!

Cozinha moderna e elegante: que tal apostar em armários de cor cinza?

Redação Bonde com assessoria de imprensa
03 nov 2020 às 15:47
- Maura Mello
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Valorizar uma cor específica em um projeto pode ser sinônimo de elegância. Deixar de lado as misturas em favor do monocromático é um recurso muito adotado em projetos de mobiliários. O cinza, sinônimo de elegância e sobriedade, é uma das cores que seguem em alta quando o assunto é eleger um tom para investir sem medo.


Todavia, mesmo com as tendências indicando que seu gradiente de tons pode ser aplicado em vários ambientes, inclusive na cozinha, surge a dúvida: como empregar na marcenaria e não deixar o ambiente tão sério? De acordo com arquitetos que já mergulharam na cor em seus projetos de cozinha, o segredo é dosar para que sua exposição propicie ares de um lugar gostoso, acolhedor e descontraído.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, Carina Dal Fabbro, do escritório que leva seu nome, e o arquiteto Renan Altera, do Altera Arquitetura, separaram dicas de como eleger o cinza para a marcenaria da cozinha, combinando com o restante da decoração. Anota aí!

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Rafael Renzo
Rafael Renzo - Nesta cozinha assinada pela arquiteta Carina Dal Fabbro, a aposta foi por uma marcenaria predominantemente cinza.
Nesta cozinha assinada pela arquiteta Carina Dal Fabbro, a aposta foi por uma marcenaria predominantemente cinza.


Combinação e estilos
Por se tratar de uma cor neutra, a composição do cinza com outras tonalidades não é uma tarefa complicada. Considerado um tom frio dentro do espectro das cores, o cinza se integra de forma bastante harmônica com os amadeirados e tons quentes, variando de acordo com o ambiente e a decoração.

Publicidade


Em uma cozinha clássica, cores como o preto, branco ou bege são ótimas escolhas que contribuem para projetos repletos de personalidade. Integrado com a madeira, o resultado caminha para um ambiente equilibrado. "Entre suas características, o cinza tem a capacidade de enaltecer as cores que o acompanham, destacando principalmente os tons amadeirados”, releva Carina Dal Fabbro.


Para ambientes com proposta mais descolada, conduzindo para um estilo mais contemporâneo, o cinza pode vir acompanhado por tons mais vibrantes como o turquesa, laranja, verde, amarelo ou até mesmo um pink. Já quem gosta da essência escandinava e clean tem a possibilidade de associar o cinza com madeiras mais claras e tons pastel, enquanto no industrial o décor pode contemplar pitadas de preto e o quente do terracota, muitas vezes presente em elementos com o tijolinho aparente.

Publicidade


Photons Fotografia | Henrique Ribeiro
Photons Fotografia | Henrique Ribeiro - O projeto do arquiteto Renan Altera conciliou o grafite na marcenaria que envolve os eletrodomésticos, e os armários e gavetas abaixo da bancada
O projeto do arquiteto Renan Altera conciliou o grafite na marcenaria que envolve os eletrodomésticos, e os armários e gavetas abaixo da bancada


Acabamentos
Junto com a decisão pelo cinza, o acabamento da marcenaria é outro ponto relevante a ser considerado, haja vista deve ser resistente e prático para a rotina de uma cozinha. Dessa forma, o cinza pode marcar presença em laminados, painéis de BP, melamínicos, laca ou MDF revestido em tons mais escuros (grafite) ou claro (cristal) – muito indicados para cozinhas em função de sua solidez. "Para quem deseja destacar o armário com uma base cinza, a laca brilhante se configura como uma excelente opção. O acabamento propicia fácil limpeza e visualmente chama bastante atenção, dando um ar ainda mais primoroso ao cômodo”, explica a arquiteta Carina.


Decoração
Para o arquiteto Renan Altera, do escritório Altera Arquitetura, objetos decorativos como utensílios amadeirados, bandejas, plantas ou mini horta, porta temperos, pratos decorativos, cantinho do café, fruteiras, tapetes e itens de vidro, no geral, são excelentes opções para adornar um ambiente de cozinha predominantemente cinza.

Publicidade


"Independentemente do objeto decorativo, gosto bastante de trabalhar com o contraponto de cor. Itens de madeira, brancos, verdes e vermelhos são os meus favoritos em uma base cinza”, opina a arquiteta Carina Dal Fabbro.


Iluminação
Independentemente da cor da cozinha, a iluminação precisa ser pensada com muito carinho. Além de muito bem distribuída para facilitar o dia a dia, o projeto luminotécnico propicia um clima ainda mais aconchegante e especial.

Publicidade


Na cozinha, a iluminação pode ser associada com uma mescla de luzes frias e quentes. Enquanto a fria evoca o contraste e é mais indicada em áreas de preparo, a luz quente emana aconchego, se configurando como a escolha acertada para as áreas de refeições.


"Em cozinhas com armários ou base toda cinza, a luz pode ser absorvida pelos materiais mais escuros. Assim, sempre avaliamos o projeto como um todo para que o ambiente não fique escuro”, sugere Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura. "É recomendável buscar lâmpadas com alto IRC (Índice de Reprodução de Cor) para que a cor dos alimentos não seja alterada", completa a arquiteta.


Mas não é apenas na cozinha que o cinza é uma tendência na decoração. Em outros ambientes da casa como áreas de serviço, banheiros, dormitórios, home office e sala de estar a cor pode – e deve – marcar presença. "Por se tratar de um tom neutro, elegemos para todos os ambientes, desde que sejam consonantes com o conceito do projeto”, reflete a arquiteta Paula Passos.

Manutenção
Apesar de ser um tom mais escuro, na cozinha o cinza é uma cor que evidencia a sujeira em uma escala menor, em detrimento dos tradicionais branco e bege, que demostram qualquer traço. "Devido sua cor semelhante ao pó, eventuais manchas ou sujeiras demoram mais serem percebidas”, finaliza Renan.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade