Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sofisticação

Cubas esculpidas: saiba tudo sobre esse elemento escultural

Redação Bonde com assessoria de imprensa
02 mar 2021 às 14:10
- Maura Mello
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cada vez mais em alta nos projetos de banheiros e lavabos, a cuba esculpida, também conhecida como cuba escavada ou moldada, dá nome às pias elaboradas pelo próprio material da bancada com o intuito de levar um toque de sofisticação ao ambiente e esconder todo o escoamento de água. Criativo, esse recurso está cada vez mais presente nos projetos atuais para trazer aquele charme a mais ao espaço. Mas para não errar em cada detalhe, as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, reuniram cuidados que jamais podem ficar de fora do projeto.


"Adoramos sugerir as cubas esculpidas pela variedade de opções que podem ser feitas, além de cores e tamanhos que proporcionam exclusividade ao espaço, já que são pensadas caso a caso para cada cliente”, explica a arquiteta Paula Passos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Benefícios
As cubas esculpidas são um sucesso e estão sendo extremamente usadas em projetos de lavabos, banheiros, principalmente. Mas quais são os seus benefícios? Para a arquiteta Danielle Dantas, como são esculpidas, elas não possuem regras de tamanhos pré-definidos, apenas exigem mão de obra especializada para a confecção e instalação. "É um recurso que permite infinitas possibilidades, recebendo diferentes materiais. O ralo e o escoamento de água ocultos contribuem para espaços com visual moderno e limpo, justamente pela cuba ser feita sob medida”, revela Danielle.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Materiais
Nem todas as pedras são recomendadas para uma cuba esculpida. Quanto menos porosa, mais indicada ela será. Mármores, quartzos, granitos, nanoglass, marmoglass e até porcelanatos são bem usados. De acordo com Paula Passos, o mármore em uma bancada com cuba esculpida oferece sempre muita sofisticação e variedade de cores e texturas. "É essencial impermeabilizar o mármore. Por ser um material natural, é um pouco mais poroso e possui um índice maior de absorção de água. Já pedras mais claras e naturais tendem a manchar, portanto, vale tomar cuidado na escolha”, diz.

Publicidade


Quanto ao granito, o preço é um pouco mais em conta que o mármore. Além de ser mais resistente e manchar menos, possui texturas pigmentadas e desenhos fortes para quem gosta de projetos ousados. Já as pedras artificiais, caso dos produtos à base de quartzos e resinas, possuem acabamentos mais uniformes, brilho e têm baixíssima absorção. "Essas opções artificiais são resistentes e proporcionam uma gama infinita de tons e texturas, que não são encontradas em alternativas naturais”, esclarece Danielle Dantas.


Um outro material que também é muito indicado para cubas é o porcelanato. Alguns contam com custos menores que as pedras sintéticas e são empregados em bancadas com cubas esculpidas, além de pisos e paredes, resultando em uniformidade visual, sem contar a vantagem de serem fáceis de limpar.

Publicidade


Maura Mello
Maura Mello - Neste apartamento, a bancada vai de uma ponta a outra do lavabo e a cuba esculpida não se encontra centralizada
Neste apartamento, a bancada vai de uma ponta a outra do lavabo e a cuba esculpida não se encontra centralizada


Erros mais comuns
Eles podem ser evitados no momento da concepção e instalação das cubas esculpidas. Para evitá-los, é importante ter um bom dimensionamento do tamanho da cuba, deixando-a proporcional à bancada. "Se for muito pequena em relação à bancada, ficará perdida, mas se for muito grande ela pode deixar o ambiente atravancado e desconfortável”, relata Paula Passos.


Outro erro muito comum é não calcular corretamente a altura e o volume de água da torneira que será usada e sua posição correta de instalação. "É necessário verificar o volume de água x tamanho da cuba para não espirrar água para fora. Desta forma, a torneira e sua furação devem ser pesquisadas em conjunto com o dimensionamento da cuba para que seja compatível”, indica.


Danielle Dantas também apontou alguns erros comuns. Segundo a profissional, se a cuba é pequena, convém não utilizar torneiras com uma bica alta e com ângulo de vazão aberto. Para evitar este e outros erros, jamais deixe de contratar um profissional que auxilie na elaboração da cuba ideal para o seu espaço.

Dicas de ouro
Segundo as arquitetas algumas dicas fazem a diferença! Caso a cuba esculpida seja inserida em um lavabo, considerado cartão de visita da casa, vale aproveitar a saia da bancada (peça vertical que fica abaixo do tampo) adicionando porta-toalhas, papeleira ou nicho. Caso a inserção seja em uma cozinha ou na varanda gourmet, as cubas esculpidas podem ser duplas e ter tampas removíveis. "Se você tem o costume de usar panelas maiores na cozinha, sua cuba pode até ter uma profundidade maior do que as cubas de inox do mercado, conforme sua real necessidade”, finaliza Paula Passos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade