Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sofisticação e modernidade

Dicas para deixar a cozinha ainda mais sofisticada com tons escuros

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 mai 2021 às 15:44
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sinônimo de sofisticação e modernidade, os tons escuros trazem um universo imenso de combinações para o ambiente. Considerados curinga para todas as ocasiões, vão bem com praticamente qualquer outra cor ou textura. Utilizar colorações como o preto ou cinza em bancadas, armários, pisos ou paredes exige um planejamento todo especial de iluminação, para que o espaço se destaque e seja aconchegante.


A cozinha por si só já é um espaço que demanda muita atenção e ideias que saiam do comum podem conferir mais personalidade ao ambiente. Principalmente quando o espaço é integrado à sala de estar, permitindo uma maior socialização, o que faz dele o local ideal para investir nos elegantes tons escuros. Se o desejado é um estilo monocromático que não pese, aposte em combinações minimalistas com linhas retas e texturas diferentes

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na Todeschini, a diversidade de acabamentos de alta tecnologia caminha ao lado da variedade de tons escuros que é possível empregar em portas, perfis ou bancadas. A marca convidou Juliana Junqueira e Ana Beatriz Franceschi, arquitetas do Mora Studio, para dar dicas sobre as melhores maneiras de utilizar colorações sóbrias na cozinha sem medo de errar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Segundo a arquiteta Juliana Junqueira, antes de projetar uma cozinha escura é preciso ter em mente o principal objetivo. É preciso se perguntar qual o efeito esperado. "Trazer elegância e sofisticação, modernidade ou minimalismo ao ambiente? Ou destacar a iluminação? Essa resposta vai delinear o projeto”, afirma. Destaca, ainda, que é preciso pensar na harmonia entre as cores escuras e o ambiente do entorno.

Publicidade


Inove na iluminação


Aliás, a atenção à iluminação é um dos fatores determinantes para o sucesso de projetos em tons mais escuros. Para aproveitar bem a elegância que o material oferece, é essencial pensar em um bom projeto luminotécnico, já que o ambiente precisará de mais luz do que uma cozinha toda branca. "Opte por diferentes acendimentos individuais e por opções para ligar apenas a luminária desejada ou todas juntas. Atente-se às áreas de trabalho, aquelas que exigem uma iluminação boa para cozinhar e realizar os preparos. Esses locais devem ter iluminação direta”, diz Ana Beatriz.

Publicidade


Outra dica é posicionar perfis ou fitas de LED abaixo dos armários elevados para iluminar bem a bancada e destacar a decoração do ambiente. É possível também trabalhar com pendentes acima do balcão de refeição, além de spots no teto para iluminar o ambiente mais uniformemente. "Existe também a possibilidade de colocar iluminação dentro dos armários, dessa forma, quando você abrir a porta a luz acende automaticamente, ajudando bastante a visualizar o conteúdo interno”, lembra.


Utilize tons escuros em mais de um local

Publicidade


"Não é necessariamente preciso utilizar tons e cores diferentes em armários e bancadas”, afirma Ana Beatriz. Segundo ela, o monocromático está cada vez mais tomando força na tendência atual do design de interiores. Além disso, é extremamente elegante e atemporal. "Uma bancada em preto marmorizado, como o da Todeschini, dá um ar sofisticado junto a um armário com as portas no mesmo tom de preto e com puxadores invisíveis”, destaca. Também é possível trabalhar "ton sur ton" variando a intensidade da cor. Por exemplo, bancada preta com armários na cor cinza escuro ou, até mesmo, trabalhar com a pedra na mesma tonalidade e armário com acabamento amadeirado.


Abuse das combinações

Publicidade


As arquitetas também indicam investir em diferentes texturas para decorar cozinhas escuras. Dessa forma os objetos ficam evidenciados, mesmo sendo da mesma tonalidade ou de cores semelhantes. Por exemplo, posicionando um porta-colher de madeira ebanizada na frente de uma parede revestida em mármore é possível distinguir os objetos pela diferença de texturas.


As cozinhas decoradas em preto são sinônimo de alto padrão e luxo. Quando bater a dúvida, considere combinações que incluam madeira ou cores prateadas. Elas são as mais comuns e dificilmente darão errado.

Publicidade


Crie uma sensação de amplitude


Cores escuras costumam dar a impressão de que o ambiente é menor. No entanto, se sua cozinha for estreita e mesmo assim você quiser investir nessas tonalidades, opte por objetos decorativos para não poluir o espaço. É importante também deixar umas pitadas de branco, como o piso e algumas paredes. "Utilizar a mesma cor nas bancadas e armários causa a sensação de amplitude no ambiente. Opte por um visual mais homogêneo caso queira que o ambiente aparente maior. Já no teto, trabalhe com cores claras caso queira contrapor a tonalidade da cozinha e expandir o espaço”, completa Juliana.


Aproveite e decore o ambiente com objetos que demandem destaque

Dependendo do intuito desejado, é possível trabalhar de várias maneiras, destacam as arquitetas. Para trazer mais aconchego para o ambiente, opte por itens com acabamento amadeirado e tons terrosos. Caso queira criar contrastes e deixar o ambiente mais descontraído, invista em objetos com cores vibrantes e saturadas. Já para manter um visual equilibrado, é possível trabalhar com o mesmo tom escuro utilizado nas superfícies na decoração.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade