Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mudanças

Guia do Papel de Parede: dicas fáceis para mudar o visual de casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 mai 2021 às 15:05
- Henrique Ribeiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além de um refúgio particular e local de descanso, neste último ano a casa tornou-se um espaço para trabalho, estudo e lazer. Por isso, cresceu a preocupação em deixar cada cantinho mais bonito e confortável, de preferência de maneiras fáceis e acessíveis. Seguindo tais necessidades, a instalação de papéis de parede, dos mais variados modelos, tem se mostrado uma alternativa interessante. O escritório PB Arquitetura, dos arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, tem um carinho especial por esse tipo de material e irá mostrar um guia útil para contribuir na decoração.


Instalação sem erros

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes da colocação do papel de parede, é preciso verificar se a parede está em condições adequadas para receber a nova roupagem, principalmente se o papel escolhido for o mais comum do mercado (feito de celulose). No geral, a parede deve ser lisa, sem ondulações, buracos, descascados ou texturas, além de ter recebido um fundo de tinta branca, que servirá como uma espécie de base neutra. É muito importante também ter cuidado com eventuais problemas de umidade, que precisam ser eliminados com impermeabilizante antes do início do processo, para não danificar o papel de parede depois de instalado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Com relação à instalação, muita gente costuma se arriscar na forma caseira, porém a dupla de arquitetos indica a supervisão e instalação com profissionais especializados "Alguns modelos exigem mais prática, principalmente nas emendas entre as faixas, para dar continuidade perfeita ao desenho. No caso de erros de instalação, há o risco de o resultado final não ficar tão bonito”, ressalta Bernardo.

Publicidade


Decoração


Basta a criatividade na hora de escolher onde usar o material. "Os papéis de parede podem ser aplicados em combinação com outros materiais no décor do mesmo ambiente, como tintas, revestimentos e texturas. Também é possível utilizar mais de um papel de parede numa composição especial. Tudo vai depender do gosto pessoal do morador”, recomenda Priscila.

Publicidade


Tipos de Papel de Parede


Simples / Comum: feito de celulose, é o mais barato e fácil de encontrar, porém também é o mais frágil e com menor vida útil, podendo rasgar ou manchar com maior facilidade. Além disso, precisa que a parede esteja sem nenhuma imperfeição.

Publicidade


Vinílicos: são super resistentes, podem ser limpos com pano úmido, não mancham e nem rasgam de forma tão fácil. Tem uma ampla gama de cores e estampas que agradam todos os gostos, estilos e bolsos.


TNT: sua sigla significa "Tecido não Tecido”. Consiste em um material feito com poliéster e celulose, bem mais resistente e durável, que pode ter exposição à umidade. Também pode ser instalado em paredes com irregularidades leves.

Publicidade


Fibras Naturais: como palha e a mica, por exemplo, que dão textura às paredes, são super charmosas, mas mais caras que o papel simples ou o vinílico, por exemplo.


Ambientes

No caso do papel de parede comum, sua utilização fica mais restrita para ambientes internos sem exposição à água, umidade ou vapor. Já os vinílicos e TNTs possuem uma gama maior de ambientes que podem recebê-los, inclusive cozinhas e banheiros. Porém, é recomendado sempre pedir orientação a um profissional da área para avaliar o melhor tipo para cada uso e situação específica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade