Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lindos!

Decore sua casa de uma forma diferente e moderna com revestimentos hexagonais

Redação Bonde com assessoria de imprensa
11 nov 2020 às 16:34
- Luis Gomes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é novidade que os revestimentos são muito especiais na decoração e mudam completamente o visual da casa. Com tantas opções no mercado, muitos moradores ficam em dúvida de qual modelo escolher. Por isso, o arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, com ampla experiência em projetos residenciais, traz dicas e inspirações sobre revestimentos hexagonais, peças versáteis que atualmente são tendência e tornam os ambientes muito mais modernos. Confira!


Luis Gomes
Luis Gomes - Revestimentos hexagonais cimentícios na decoração de um 'banheiro spa” com ofurô
Revestimentos hexagonais cimentícios na decoração de um "banheiro spa” com ofurô


Formato
O revestimento hexagonal possui um formato diferenciado em relação aos modelos tradicionais, quadrados e retangulares. Isso muda completamente a sua apresentação em pisos e paredes, ao criar um efeito visual semelhante a uma colmeia. Um de seus pontos fortes é a versatilidade. De acordo com Bruno, "para realizar a transição de um revestimento para outro de forma orgânica, o hexagonal se harmoniza com mais facilidade que os outros”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Materiais
Os revestimentos hexagonais são produzidos em diversos materiais, sendo possível realizar diversas combinações entre eles. É possível encontrá-los em pastilhas de vidro ou de cerâmica, além de revestimentos cerâmicos e cimentícios em geral (esses últimos em especial, considerados muito resistentes e de ótima durabilidade).

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Luis Gomes
Luis Gomes - Sala de almoço assinada por Bruno Moraes, com dois revestimentos hexagonais de 22,6 cm
Sala de almoço assinada por Bruno Moraes, com dois revestimentos hexagonais de 22,6 cm


Melhores Espaços
"Muito utilizado em banheiros e cozinhas, o hexagonal pode ser aplicado em toda a casa, não há uma regra. Para ser ter uma ideia, eu já usei na sala de estar e o resultado ficou ótimo”, explica Bruno. Dessa forma, é preciso combinar as peças com os demais elementos da decoração e ficar atento a alguns detalhes importantes. Os cimentícios, por exemplo, costumam ser mais foscos se comparados com as pastilhas e os cerâmicos, portanto essas características são essenciais na hora de escolher o modelo.

Publicidade


Ambientes Pequenos
Para cômodos menores e mais apertados, o ideal é evitar tonalidades mais escuras ou composições de muitas cores (formando um degradê), pois corre o risco de resultar uma sensação de diminuição do ambiente. Para quem não quer arriscar, a dica é instalar tonalidades mais claras ou neutras, como o cinza, branco ou bege.


Combinação de Materiais
"É possível misturar materiais diferentes e criar um efeito belíssimo, como se um revestimento se misturasse com o outro”, conta Bruno. "Como por exemplo, um assoalho de madeira que se transforma em um revestimento hexagonal. É interessante criar esta transição de forma orgânica e não uma divisão em linha reta, em que de um lado termina um revestimento e então outro começa de forma milimétrica”, finaliza.

Publicidade


Outra ideia indicada pelo arquiteto é misturar tonalidades diferentes, gerando uma transição de cores da mais escura para a mais clara. Para isso, a dica é desenhar ou simular no chão como ficará este degradê antes de instalá-lo na parede ou piso, de forma a não se arrepender depois.


Atenção: Na hora de misturar materiais diferentes, um dos detalhes fundamentais é verificar se os materiais têm espessuras diferentes. Caso tenham, será necessário nivelar os revestimentos por cima, preenchendo o contra piso para não formar um desnível entre a mudança de um material para outro, a fim de evitar acidentes.


Aplicação / Instalação
A instalação será diferente e de acordo com o material escolhido para o revestimento hexagonal. "No caso das pastilhas ou azulejos, após o assentamento, costumo aplicar o rejunte. Quando escolhido para áreas molhadas, esse rejunte deve ser de acrílico ou epóxi para proteger contra a umidade”, explica Bruno.

Dentro do universo de revestimentos cimentícios, é preciso ter uma atenção especial com os ladrilhos hidráulicos, que agregam vantagens e cuidados. Durante sua instalação, é preciso protegê-lo do rejunte ou da argamassa do assentamento, pois o material pode manchar nesse estágio. Mas tudo isso vale a pena, em razão da durabilidade e beleza desse material. Apesar de parecer delicado, o ladrilho é extremamente forte.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade