Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

10 dicas para ter um banheiro funcional e aconchegante

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 out 2020 às 15:12
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem não deseja ter um banheiro bonito e aconchegante? Mas na hora de reformá-lo é preciso pensar em alguns detalhes para não ter dor de cabeça. Tatiane Matsuo, arquiteta, paisagista e sócia-fundadora da Niwarq Projetando Harmonia, dá 10 dicas para que a reforma ocorra sem surpresas e tenha um resultado ao gosto do cliente.


1. Estrutura

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes de começar a reforma é preciso saber se o banheiro tem layout adequado para o tipo de alteração que você quer fazer. Por exemplo, é possível trocar ralo, vaso sanitário, pia ou chuveiro de lugar? Abaixo há alguns dos vários pontos a serem vistos sobre esse tipo de reforma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Geralmente, os mais imóveis antigos têm parte de estrutura de enchimento na laje, facilitando mudanças mais radicais. Já os prédios mais novos geralmente não, envolvendo mudanças mais bruscas e complexas, incomodando até os vizinhos para completar a reforma.

Publicidade


Na estrutura também é preciso olhar se há registro de água quente e fria específicos do banheiro e por onde passa a tubulação. Às vezes, o cliente quer mudar a tubulação e ao quebrar aparece outra. Para esse tipo de alteração é preciso o projeto de hidráulica original de preferência.



Outra atenção é ao chuveiro. Em apartamentos, caso seja a gás, o aquecimento é definido no aquecedor central (caso seja fornecido pelo prédio) ou individual. Dessa forma, a vazão da ducha somada às torneiras de água quente deve ser observada para a escolha do aquecedor compatível com o consumo.

Publicidade


Dependendo do layout ainda é possível definir o conceito do box: se vai ser em 90 graus, reto, com roldanas, três portas ou uma só.


2. Gesso

Publicidade


A colocação de gesso no banheiro depende da altura. Pelas normas técnicas, a altura deve ser de no mínimo de 2,30 metros do chão até o teto. Se for mais baixo não é possível a colocação de gesso.


3. Iluminação

Publicidade


A Iluminação é um item flexível que faz toda a diferença no banheiro. A dica é colocar spot de luz na área do box para o banho ficar mais relaxante. É possível abusar das lâmpadas RGB que mudam de cor para trabalhar cromoterapia, por exemplo. Para isso, as luminárias precisam ser blindadas por conta do vapor.


Para quem gosta de se maquiar no banheiro, também é possível investir em espelhos com iluminação frontal de LED para maquiagem mais evidente.

Publicidade


4. Sistema de som


Um sistema de som integrado com o da casa pode deixar o banho mais relaxante, proporcionando uma experiência diferenciada.

Publicidade


5. Ventilação


Se o banheiro não tem janela, como lavabos, o ideal é ter um bom sistema de exaustão ou portas de veneziana.


Se o box ficar situado num local com janela, uma boa dica é que ele pode ser blindado até o teto, ou seja, completamente fechado. Essa alternativa impede a umidade no banheiro, concentrando-se apenas dentro do box.


6. Banheira ou ôfuro


É o sonho de muita gente. Mas para isso é preciso saber se o banheiro tem espaço e se comporta o peso na laje para essa estrutura. A dica é acessar o manual do proprietário e conversar com um engenheiro especializado nesse assunto.


7. Torneiras


Em relação a torneiras, existem muitas cores para apostar, como douradas combinando com outros itens.


Se tiver torneira de água quente e fria, há modelos novos com um comando só. É mais caro, mas têm um design mais bacana. Uma dica é sempre escolher marcas já consolidadas no mercado, por terem passado por maior quantidade de testes obrigatórios apresentando maior durabilidade, sem oxidar.



8. Pedras


A tendência é o quartzo cinza ou branco, que oferecem uma cor mais homogênea e são muito resistentes por serem peças fabricadas. Elas não são porosas. O quartzo branco deixa banheiro moderno e clean.


Já o granito pode manchar com mais facilidade, porém é mais resistente que o mármore.


9. Estilo


Hoje, existem diversas opções para deixar o ambiente a gosto do cliente. As bancadas de madeira deixam o ambiente mais aconchegante. Para que gosta de um design mais contemporâneo, a opção são as bancadas com cubas esculpidas em quartzo.


Já quem prefere um espaço com cara de assepsia, a aposta é nas cores brancas e um ambiente bem iluminado.


Para um layout mais retrô, o ideal é abusar de ladrilho hidráulico e cimento queimado.


Para banheiro com toque industrial, o indicado investir em metais pretos e cimento queimado também.


Já para um estilo mais clássico, os revestimentos de mármore com veias em dourado ou branco e armários almofadados são ótimas opções.


Uma dica para todos os estilos é comprar puxadores diferenciados. Esse detalhe dará um toque especial em cada tipo de ambiente.


10. Acessórios


O banheiro deixou de ser só funcional. Agora, ele está ligado a uma estética bacana. Hoje, é possível pensar em decoração para sua composição, como torneira, luminária pendente, quadros, tapetes que harmonizem com cores e sejam aconchegantes.


Outras delicadezas são pufes e paredes pintadas. Hoje, muitas construtoras entregam só a área do box com azulejo e o restante o cliente pode pintar com tinta apropriada antimofo e adequadas as áreas molhadas.

Enfim, essas são as dicas para você não ter problemas na hora de reformar o banheiro, atentando-se a estrutura e a artifícios para deixar o ambiente funcional e aconchegante.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade