Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios

Redação Bonde com AEN
28 mai 2024 às 19:18
- Compagas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a queda das temperaturas é comum manter a casa fechada para se proteger do frio. E para deixar os ambientes aquecidos, o gás natural é um aliado. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados, já que a menor circulação do ar, combinada com o uso de aparelhos a gás, pode causar o acúmulo do monóxido de carbono: um gás sem cor nem cheiro, cuja inalação pode ser fatal.


Para evitar acidentes com monóxido de carbono, alguns cuidados são necessários. “O ideal é que os aparelhos sejam instalados em áreas ventiladas, por exemplo, as lavanderias. Além disso, a revisão do aquecedor de água deve ocorrer pelo menos uma vez por ano, seguindo a orientação do fabricante”, destaca Fábio Eduardo Morgado, diretor técnico-comercial da Compagas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É importante voltar a atenção para os dutos de saída dos aquecedores, verificando se precisam, ou não, ser desobstruídos, e se têm algum sinal de amassamento. Morgado ressalta que seguindo as recomendações o uso dos aparelhos a gás é seguro. “Em casos de vazamento, o recomendável é abrir as janelas, fechar as válvulas do aparelho e não acender luzes, isqueiros ou ligar o fogão. Busque imediatamente auxílio técnico qualificado e aguarde a chegada dos profissionais do lado de fora da residência”, complementa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Menos é mais

Especialista esclarece: três hábitos de limpeza que parecem eficientes, mas não são

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada


SALA E COZINHA

Publicidade

Além da lavanderia, onde habitualmente ficam os aquecedores, é preciso ficar de olho em outros cômodos da casa, como a cozinha. “Esteja atento para a cor da chama do fogão, que precisa ser azulada. Alterações na coloração para vermelho ou amarelo indicam que a queima não está completa e há produção de monóxido de carbono”, afirma Fábio.


Nas salas de estar pode haver o uso de lareiras a gás. A instalação deste tipo de aparelho requer uma análise técnica detalhada para prevenir acidentes com monóxido de carbono.

Publicidade


A intoxicação provoca alguns sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça, confusão mental, falta de ar e náusea. Em casos graves, pode causar a perda de consciência, tornando-se fatal.


PREVENÇÃO

A revisão periódica dos aparelhos a gás é essencial. A Compagas mantém uma lista de empresas credenciadas para a prestação de assistência técnica e manutenção de aquecedores. Confira AQUI.


Os técnicos devem seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para as instalações de aparelhos a gás, e por isso é fundamental que as assistências técnicas sejam registradas junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e autorizadas pelos fabricantes dos aparelhos a gás.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade