14/04/21
Vai viajar?

4 dicas para manter suas plantas saudáveis no período de ausência

Divulgação
Divulgação


Com a chegada das férias de verão, muitas pessoas têm se preparado para viajar, aproveitando os dias de folga para visitar familiares em outras cidades, conhecer novos lugares ou descansar em locais mais isolados. E para aqueles que são adeptos da companhia das plantas e flores dentro das residências surge uma dúvida: o que fazer para as plantinhas da casa não morrerem durante o período ausente? Afinal, nem sempre é possível levá-las junto ou acionar algum amigo ou vizinho para cuidar. Pensando nisso, Creuza dos Santos, florista da Esalflores, rede de floriculturas, preparou uma lista com os cuidados básicos para manter flores e plantas saudáveis por mais tempo, mesmo sem manutenção diária.


Conheça suas plantas: O primeiro passo antes de sair de casa é analisar o perfil das plantinhas que você tem e comparar com o tempo que ficará ausente. "Toda planta precisa de água, mas cada tipo tem sua particularidade quanto a frequência das regas. Cactos e suculentas, por exemplo, não exigem uma rotina diária de umidificação e podem ficar sem água por até 2 semanas sem perigo. O importante é saber o que funciona para as espécies que você tem em casa e procurar alternativas para manter as rotinas de regas que elas já recebem”, explica a profissional.

Procure alternativas para a rega: A terra das plantas precisa sempre estar levemente umedecida, e se sua viagem for longa há opções no mercado que ajudam com esta manutenção. "Existem os gotejadores, pequenos equipamentos que liberam água aos poucos, e dependendo do modelo pode manter a irrigação da planta por até 2 semanas. Há também vasos auto irrigáveis, que ligam a planta a uma fonte de água e permitem que ela puxe o líquido de acordo com sua necessidade”, indica Creuza dos Santos.

Não troque as plantas de lugar: É muito comum que as pessoas coloquem as plantas mais próximas a janelas ou alterem sua localização quando vão viajar, mas essa pode não ser uma boa ideia. "Cada ambiente oferece condições diferentes para as plantas e, consequentemente, necessidades diferentes. Uma pequena mudança de local pode oferecer mais vento, mais ou menos luz, mais ou menos umidade, e a resposta da planta vai ser alterada. O ideal é mantê-las exatamente onde já estão acostumadas a ficar, assim a chance de não adoecerem é bem maior”, afirma a especialista.

Use produtos especiais: Há também opções de fertilizantes que podem ajudar a manter a umidade das plantas. "Uma ótima alternativa é o gel para plantio, ele absorve e retém grandes quantidades de água e adubo, mantendo a terra abastecida por muito mais tempo e reduzindo em até 50% a necessidade de rega para as plantas”, completa a florista.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
Continue lendo
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas

14 ABR 2021 às 14h51
Vai um cafézinho?

Dia Mundial do Café: como preparar um cantinho especial para a bebida

14 ABR 2021 às 14h47
Faça você mesmo!

Home Office: aprenda a fazer uma mesa portátil

13 ABR 2021 às 17h30
Confira!

Curso gratuito para o segmento imobiliário sobre impactos da LGPD

13 ABR 2021 às 15h25
Dicas

Saiba como usar o backsplash na cozinha

12 ABR 2021 às 17h00
Confira!

Dicas para melhorar a vida útil da máquina de lavar

12 ABR 2021 às 14h17
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados