Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

5 dicas valiosas para escolher o tapete ideal para cada decoração

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 jun 2020 às 15:37
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muito além de complementar a decoração, os tapetes são peças que transformam o visual de um cômodo. Acrescentar personalidade e beleza, definir espaços, proporcionar conforto e contribuir para a acústica e a sensação térmica são algumas das funções da peça no décor. Portanto, saber escolhê-los é uma tarefa importante para que a peça possa se destacar, mas sem roubar a cena da forma errada.

Diversos fatores devem ser levados em conta antes de tomar tal decisão: medidas, materiais, local onde será colocado, custo, cores, estampas...ufa! "É vital estabelecer o modelo que mais harmoniza com o ambiente e com o estilo de vida dos moradores, além de trazer bem-estar e praticidade na utilização e a manutenção do dia a dia”, explica a arquiteta Patricia Penna, à frente do escritório Patricia Penna Arquitetura e Design. "Não abro mão do tapete e costumo dizer que sua especificação conduz toda a linha do décor”, acrescenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para ajudar a eleger o tapete ideal para a sua casa, Patricia Penna e a equipe de profissionais do seu escritório reuniram cinco dicas fundamentais. Confira a seguir:

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


1) Medidas e mais medidas para cada ambiente da residência da casa:

Publicidade


O proceso tem início com a definição do lugar do cômodo que receberá o tapete. Logo após, é o momento de seguir orientações que visam o encaixe perfeito com o mobiliário.


No living, o tamanho do sofá e o formato da planta são pontos referenciais para a escolha. Além de estimar as dimensões da área de cobertura, o tapete deve ser expandido por uma distância de 25cm embaixo do sofá e permitir o avanço para, pelo menos, metade do comprimento de estantes e poltronas. "Calcular essas ‘sobras permite que a peça não se enrole nos pés de moradores e visitantes, além de preservar a durabilidade e a estética”, aconselha João Paulo Duque, arquiteto do escritório Patricia Penna Arquitetura e Design.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Passando para a sala de jantar, a principal recomendação é haja uma sobra de 0,70m a 1m, além das dimensões da mesa, para a movimentação das cadeiras. Mais uma vez é essencial observar o formato do ambiente para eleger o modelo certo do tapete. "Se a sala for retangular, procure um tapete com o mesmo formato. Se, ao contrário, o espaço for quadrado, ele deve seguir a proporção e o desenho da sala”, explica a arquiteta.


No quarto, a arquitetura de interiores promoveu uma mudança ao longo dos anos: sai os formatos retangulares, posicionados nas laterais da cama, para dar lugar à amplitude dos tapetes, que ocupem o espaço embaixo do móvel. Seguindo essa tendência, a referência para um resultado harmonioso é não deixar que o tapete alcance a parede da cabeceira. "Nosso cálculo é que o comprimento cubra cerca de 2/3 do colchão e ultrapasse os pés da cama em, aproximadamente, 60 cm”, conta o arquiteto João Paulo Duque.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Se a ideia for trazer um tapete para o lavabo, a sugestão do escritório é escolher por um material de fácil manutenção. Com relação às medidas, tudo dependerá do espaço disponível, mas a condição é acompanhar a parte frontal da bancada.



2) Definir ambientes integrados:

Publicidade


Tendência nos projetos, a integração entre os ambientes tem o tapete como um aliado para as definições dos espaços. Entre as salas de estar e de jantar, cor e estampa das peças devem acompanhar o estilo planejado no projeto.


Uma peça pode apresentar mais personalidade, enquanto a outra pode seguir por um perfil mais neutro e sóbrio. Nessa equação, a dinâmica é sempre lembrar que o tapete entra na decoração por dois caminhos: ou o profissional o elege como uma peça neutra ou como ponto de destaque.

Publicidade


Também na integração, as dimensões também são muito importantes. Moradores e o responsável pelo projeto precisam ter o objetivo bastante claro. Por um lado, ela pode acontecer pela conexão completa dos ambientes – aspecto reforçado ou não pelo layout – ou com a ideia de ter os cômodos separados por suas características próprias, mas dentro do mesmo espaço. "Em qualquer das alternativas, o equilíbrio e o diálogo entre as peças devem estar presentes”, diz Patricia.



3) Cores e estampas:

Publicidade


Algumas diferenças na arquitetura de interiores direcionam a definição do tapete, que deve estar alinhadas às funções que exercerá no espaço. Por isso, é preciso direcionar se a peça será coadjuvante ou a estrela na decoração. A regra básica do equilíbrio propõe que um tapete estampado requer um estofado liso e vice-versa.


Estampas com grafismos, listras, florais e padrões irregulares tiram o décor da mesmice e se destacam em um local de tons neutros.


Divulgação
Divulgação


Dentro desse raciocínio, ainda surge uma pergunta: nas decorações mais ousadas é possível usar tapetes de cores e materiais diferentes em um mesmo ambiente? "Claro! Podemos compor a combinação entre um tapete oriental tradicional com outro modelo liso e oriental em um tom vibrante e, mesmo assim, atingir o equilíbrio”, enfatiza o arquiteto. Uma dica interessante é procurar itens que tenham pontos em comum, criando uma sensação de continuidade entre eles.



4) Materiais:


O mercado oferece uma extensa variedade de materiais como a viscose, lã, seda, couro, vinil, sisal, juta, pele, kilim e o aubusson, entre outros.


Cada um coleciona pontos positivos e negativos que precisam ser levados em consideração antes de bater o martelo. O kilim, produzido feito de lã ou seda, é apropriado para áreas internas, já o de fibra pode ser posicionado também na parte externa.


Divulgação
Divulgação


Nas residências com crianças ou pets, o ideal é escolher modelos mais resistentes e de fácil manutenção. Em linhas gerais, tapetes sem fios naturais são mais duráveis. "O sintético é, sem dúvida, o modelo mais adequado para situações corriqueiras de casa como líquidos derramados, pois possibilita a limpeza de uma forma bem prática”, relaciona João.


Se o desejo for pela sofisticação, materiais como aubusson, pele ou seda, são os mais indicados. Este último é clássico e traz tons neutros, medalhão central e flores, combinando com um décor mais elegante.



5) Cuidados na manutenção:

O tapete precisa de cuidados redobrados na hora da manutenção. Visando a durabilidade, a recomendação é sempre optar por empresas especializadas para a realização da limpeza profunda, pelo menos uma vez por ano. "Superficialmente, porém, todos os modelos, independente do material, permitem o uso do aspirador de pós duas vezes por semana”, finaliza Patricia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade