Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Acerte na escolha dos móveis da casa com estas dicas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 mar 2020 às 17:28
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Parte determinante no projeto de arquitetura de interiores, a escolha dos móveis soltos merece atenção especial antes de sair às compras. O planejamento é muito importante para que as decisões sejam tomadas da forma mais correta a fim de encontrar a decoração ideal que proporcione conforto, boa circulação, estética e funcionalidade. As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, reuniram dicas preciosas para ajudar na seleção das peças para os ambientes.

Primeira Etapa

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Divulgação
Divulgação


Nada de comprar pelo calor da emoção. Antes de sair às compras é imprescindível dispor de planejamento e segui-lo à risca. "Quando compramos por impulso, muitas vezes as peças não se enquadram bem, apresentam tamanho incompatível à área disponível ou não combinam com o resto do ambiente”, explica Paula Passos. Para evitar que isso aconteça, o ideal é colocar tudo no papel de acordo com as necessidades dos moradores, isso ajuda evitar gastos desnecessários e novas compras.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


O grande truque para não errar é levantar as medidas de todos os ambientes, determinar o layout, os espaços disponíveis e os móveis que pretende usar. Isso evita entulhar os ambientes, garantindo uma boa circulação. "Uma dica é fazer uma marcação no chão para conseguir visualizar como o layout vai ficar depois recebe os móveis”, fala Danielle Dantas.

Publicidade


O planejamento financeiro também é importante nesse momento, portanto vale colocar tudo na ponta do lápis antes de comprar. A dica das profissionais é simples: "Se não puder comprar tudo de uma vez só, determine quais são suas prioridades iniciais e monte seu orçamento com um planejamento mensal para as peças que virão depois. Quando tudo é planejado você conseguirá ter todas as peças que sonhou”, fala Paula.


No caso de comprar aos poucos, prefira os móveis maiores e principais. Deixe os itens menores para depois, isso ajuda inclusive a ter um visual mais assertivo, pois ajuda a evitar o excesso de móveis que pode trazer um aspecto de bagunça e poluição visual.

Publicidade



Requisitos essenciais


Divulgação
Divulgação


É importante saber que projetar a decoração não é somente pensar na parte estética. Assim como a beleza, é fundamental considerar a funcionalidade dos ambientes para deixar a vida dos moradores mais prática no dia a dia, e um profissional da área pode ser a solução para as boas escolhas. "O primeiro passo é escolher um profissional que tenha afinidade. Juntos, cliente e arquiteto devem conversar bastante para levantar todas as necessidades da casa. Depois é hora de tirar todas as medidas reais no local para a elaboração do projeto de forma exata. Com isso, define-se estilo e paleta de cores a seguir. Após elaborar estudos que serão apresentados em opções e definidos juntamente com os moradores, o próximo passo é planejar as etapas da reforma da decoração, orçamento e tempo de obra”, enumera Danielle.

Publicidade


Se engana quem pensa que um arquiteto só é necessário quando os ambientes vão passar por obras. Errado, pois o profissional vai ajudar a planejar o orçamento, buscando itens necessários junto aos melhores fornecedores e equilibrando excelente custo-benefício. "Ele também orienta a definição de um estilo de decoração para harmonia dos ambientes, que reflita o perfil e estilo de vida da família. Além de ajudar com novas tecnologias e novos revestimentos existentes no mercado”, explica Paula.



Peças multifuncionais

Publicidade


Divulgação
Divulgação


a dúvida de que itens escolher? Prefira os atemporais, que não deixam nunca de ser tendência. "Entre os materiais que resultam num visual sofisticado, a madeira com suas diferentes nuances é eterna, paleta de cores em tons mais sóbrios, os mármores, os espelhos usados em mesas e paredes, papeis de parede com toques de tecidos naturais e a laca deixam o ambiente decorado mais sofisticado”, exemplifica Danielle.


Algumas peças são curingas e nunca saem de moda, entre elas, a poltrona Charles Eames, com seu desenho atemporal que combina com qualquer conceito de decoração, e é extremamente confortável. "A cadeira MTF600, de Geraldo Barros, é outra indicação, apresentando linhas limpas e retas. É eterna na sua simplicidade e pode ser usada em salas de almoço, jantar, varandas. Indicamos também a poltrona Joy, da Vermeil, com desenho neutro, que se encaixa muito bem em várias composições de sala, quarto ou closet”, conta Paula.

Peças de design assinado são mais que bem-vindas e estão cada vez mais acessíveis. Há peças de vários estilos e valores, comprovando que o design está ficando mais democratizado. "Cada vez mais móveis de design de qualidade com diferentes preços estão sendo desenvolvidos e que combinam com orçamentos mais enxutos também. Então é possível pesquisar, escolher e ter uma poltrona, um banco ou um objeto de decoração assinados por designers reconhecidos em sua casa”, finaliza Danielle.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade