Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vale a pena?

Apartamentos compactos: o que você precisa saber antes de decidir morar em um

Redação Bonde com Adriana Canova Arquitetura
26 nov 2019 às 17:29
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste tempo de liquidez, da pós-modernidade, as pessoas estão mais preocupadas com sua qualidade de vida. Este pensamento interfere basicamente no modo de viver, que não está mais relacionado a ter coisas e sim aprender a gerenciar. Além disso, o espaço em grandes centros urbanos tem sido algo cada vez mais escasso e precioso, é por isso que os apartamentos compactos são tendência e se mostram como solução para estas questões.

Define-se por compactos os apartamentos com metragem entre 10 e 35m², que possuam seus ambientes integrados dentro de um único espaço, não sendo definidos por paredes, mas layouts que se transformam em um mesmo espaço. Ou seja, a sala de jantar pode ser um dormitório, uma área de trabalho, ou o que mais o morador precisar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A primeira vantagem de ter um apartamento compacto é ter um imóvel de valor acessível e com baixo custo de manutenção, o que difere de um grande apartamento ou residência, onde o morador tem um custo muito alto para manter ou comprar a propriedade. Outra grande vantagem é que em alguns apartamentos há duas vagas na garagem, benefício de grande valor nos imóveis, atualmente”, explica a Arquiteta, Adriana Canova.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Segundo ela, antes de decidir morar em um apartamento compacto, é importante estar atento e ciente de pontos como montagem do ambiente, soluções de integração e o pouco espaço para armazenamento. "É um apartamento mutante, em estado de transformação. Cada vez que você deseja usufruir de um ambiente, ele deverá ser montado antes. Além disso, como é algo pequeno, se faz necessário levar em conta a necessidade de soluções de integração e pouca possibilidade de armazenamento de itens”.

Como se trata de um espaço reduzido, é importante buscar a melhor forma de explorá-lo, para que atenda às necessidades do morador. "É necessário um estudo profissional para que o projeto adeque ambiente, móveis e decoração, tornando-o harmônico e funcional. A integração é a chave nesses imóveis”, ressalta Canova. "Para o profissional, é um desafio maravilhoso, uma possibilidade incrível de apresentar uso forte de criatividade, soluções ímpares, além de personalização”, acrescenta a Arquiteta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade