Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Limpeza e manutenção

Aprenda a melhor forma de limpar os seus móveis e garantir maior durabilidade!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 jun 2020 às 15:17
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O dia a dia, no entanto, traz uma questão importante que não pode ficar de fora: os cuidados com manutenção e limpeza dos materiais. "Cada tipo de acabamento pede atenção, produtos e procedimentos especiais para garantir a durabilidade e assegurar a mesma estética que o cliente confere após a montagem em casa”, revela Karina Alonso, arquiteta e sócia da SCA Jardim Europa. Conheça as principais características e os cuidados conforme os acabamentos:

1. Laca

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Divulgação
Divulgação


A laca está entre um dos acabamentos preferidos dos arquitetos e, como se trata de uma pintura realizada sob a matéria-prima, o resultado é uma superfície mais delicada e propensa a riscos ou arranhões. Para os cuidados diários, é recomendado apenas o emprego de pano seco para a limpeza rotineira. No caso de sujeira mais profundas, pode-se ainda recorrer ao sabão neutro e pano umedecido. "Em hipótese alguma aplique produtos abrasivos à base de álcool ou solventes”, reitera Karina Alonso. Outro cuidado é nunca deixar o móvel exposto ao sol, pois os raios ultravioletas podem alterar a tonalidade, assim como ressecar a pintura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas



2. Laminado melamínico

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Para os móveis revestidos com laminado melamínico – acabamento composto por uma fina camada de plástico laminado que adere na base de madeira compensada –, a dica de limpeza também inclui o uso de água e sabão neutro. "Porém, não adianta encharcar a superfície: é fundamental finalizar o processo com um pano seco para retirar o excesso”, conta Karina Alonso, da SCA Jardim Europa.


Para a conservação, um conselho: o aumento da vida útil das peças revestidas com laminado melamínico também está relacionada ao calor. Por isso, é importante evitar o contato com superfícies quentes como panelas e formas logo após a retirada do forno. E por correrem o risco de arranhar, em bancadas de cozinha vale o uso de uma tábua de corte para não danificar as superfícies com pontas de facas, por exemplo.

Publicidade



3. Espelhos


Divulgação
Divulgação


Antes usado apenas para revestir aparadores e mesas de centro, o espelho passou a ser amplamente utilizado como acabamento de vários mobiliários fixos. "A primeira informação relevante sobre o espelho é que o material mancha com facilidade. Assim, uma superfície com grande volume de poeira pode ser danificada se for feito o movimento de esfregar com o pano”, lembra Karina. Assim, espanador, papel toalha ou pano macio deve ser adotado com cautela, em movimentos circulares, para retirar as partículas da superfície. Em seguida, a limpeza dos espelhos pode ser feita com uma mistura de álcool e água (uma medida de álcool para meia de água).



4. Alumínio


Divulgação
Divulgação

Por fim, Karina Alonso complementa com informações sobre o uso de alumínio em móveis. Para esse tipo de material, a melhor forma de limpar é elaborar uma solução a partir de uma colher de sopa de detergente neutro e quatro litros de água morna. O próximo passo é utilizar uma escova de cabo longo e cerdas para a limpeza, enxaguar com água e deixar secar naturalmente. Por arranhar com facilidade, não é indicado adotar utensílios como esponjas ou lã de aço. "O segredo sempre ter um pano de algodão ou uma esponja macia”, conclui Karina Alonso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade