05/03/21
PUBLICIDADE
Limpeza e manutenção

Aprenda a melhor forma de limpar os seus móveis e garantir maior durabilidade!

O dia a dia, no entanto, traz uma questão importante que não pode ficar de fora: os cuidados com manutenção e limpeza dos materiais. "Cada tipo de acabamento pede atenção, produtos e procedimentos especiais para garantir a durabilidade e assegurar a mesma estética que o cliente confere após a montagem em casa”, revela Karina Alonso, arquiteta e sócia da SCA Jardim Europa. Conheça as principais características e os cuidados conforme os acabamentos:

Divulgação
Divulgação


1. Laca

Divulgação
Divulgação


A laca está entre um dos acabamentos preferidos dos arquitetos e, como se trata de uma pintura realizada sob a matéria-prima, o resultado é uma superfície mais delicada e propensa a riscos ou arranhões. Para os cuidados diários, é recomendado apenas o emprego de pano seco para a limpeza rotineira. No caso de sujeira mais profundas, pode-se ainda recorrer ao sabão neutro e pano umedecido. "Em hipótese alguma aplique produtos abrasivos à base de álcool ou solventes”, reitera Karina Alonso. Outro cuidado é nunca deixar o móvel exposto ao sol, pois os raios ultravioletas podem alterar a tonalidade, assim como ressecar a pintura.


2. Laminado melamínico

Divulgação
Divulgação


Para os móveis revestidos com laminado melamínico – acabamento composto por uma fina camada de plástico laminado que adere na base de madeira compensada –, a dica de limpeza também inclui o uso de água e sabão neutro. "Porém, não adianta encharcar a superfície: é fundamental finalizar o processo com um pano seco para retirar o excesso”, conta Karina Alonso, da SCA Jardim Europa.

Para a conservação, um conselho: o aumento da vida útil das peças revestidas com laminado melamínico também está relacionada ao calor. Por isso, é importante evitar o contato com superfícies quentes como panelas e formas logo após a retirada do forno. E por correrem o risco de arranhar, em bancadas de cozinha vale o uso de uma tábua de corte para não danificar as superfícies com pontas de facas, por exemplo.


3. Espelhos

Divulgação
Divulgação


Antes usado apenas para revestir aparadores e mesas de centro, o espelho passou a ser amplamente utilizado como acabamento de vários mobiliários fixos. "A primeira informação relevante sobre o espelho é que o material mancha com facilidade. Assim, uma superfície com grande volume de poeira pode ser danificada se for feito o movimento de esfregar com o pano”, lembra Karina. Assim, espanador, papel toalha ou pano macio deve ser adotado com cautela, em movimentos circulares, para retirar as partículas da superfície. Em seguida, a limpeza dos espelhos pode ser feita com uma mistura de álcool e água (uma medida de álcool para meia de água).


4. Alumínio

Divulgação
Divulgação


Por fim, Karina Alonso complementa com informações sobre o uso de alumínio em móveis. Para esse tipo de material, a melhor forma de limpar é elaborar uma solução a partir de uma colher de sopa de detergente neutro e quatro litros de água morna. O próximo passo é utilizar uma escova de cabo longo e cerdas para a limpeza, enxaguar com água e deixar secar naturalmente. Por arranhar com facilidade, não é indicado adotar utensílios como esponjas ou lã de aço. "O segredo sempre ter um pano de algodão ou uma esponja macia”, conclui Karina Alonso.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Pra se inspirar!

Quarto de casal: dicas para escolher cabeceira, mesa lateral e cama

04 MAR 2021 às 17h10
Dicas

Casa de praia, campo e cidade: que revestimento escolher?

04 MAR 2021 às 14h42
Toque requintado

Peseiras: profissionais explicam como utilizá-las na composição do dormitório

03 MAR 2021 às 17h00
Fica em casa!

Mais de um ano de pandemia: confira dicas para aumentar o conforto da sua casa

03 MAR 2021 às 10h00
Bem-estar

O que não pode faltar na decoração do quarto infantil

02 MAR 2021 às 17h00
Sofisticação

Cubas esculpidas: saiba tudo sobre esse elemento escultural

02 MAR 2021 às 14h28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados