Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inclusão e segurança

Aprenda a montar um banheiro acessível na sua casa!

Celite
06 out 2020 às 15:51
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No próximo 11 de outubro será comemorado no Brasil o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física (PCD). A data foi instituída pela Lei Nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo de São Paulo e posteriormente comemorada em todo país. O objetivo é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas visando assegurar a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física. De acordo com Censo de 2010, o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência – aproximadamente 24% da população.


O primeiro passo para assegurar a inclusão desse grupo de pessoas é através da acessibilidade – tantos nos espaços públicos, como também em casa. Pensando nisso, a Celite, marca especialista em louças e metais para banheiros, consciente do seu papel de democratização para todos os brasileiros, oferece linhas de produtos, desde bacia sanitária até barra de apoio, adequadas para o uso de pessoas PCD. A linha Acesso possui peças que seguem as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas normas têm como função principal padronizar a estrutura e garantir a qualidade dos ambientes residenciais e comerciais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para as famílias brasileiras que têm entre seus integrantes uma pessoa com deficiência, fica a dúvida: como adaptar o banheiro? O que deve ser feito e como fazer desse cômodo, de uso comum, acessível? A Celite preparou um guia especial com informações importantes na promoção da acessibilidade e do conforto dos usuários. Confira a seguir:

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Barras de apoio

Publicidade


Ao montar um banheiro é necessário se atentar a algumas regras básicas que proporcionarão mais tranquilidade e autonomia aos moradores. De acordo com a recomendação da ABNT, os banheiros acessíveis devem possuir barras de apoio próximas ao chuveiro, bacia sanitária e lavatório. Para facilitar a locomoção, deve-se avaliar os pontos onde essas peças possam ser instaladas.


A norma de Acessibilidade (ABNT 9050) apresenta diferentes configurações de banheiro. Dessa forma, as respectivas alturas e lugares de instalação podem variar, pois a norma indica as alturas e aplicações para preservar a segurança e a circulação dos usuários.

Publicidade


Para ilustrar, no layout de banheiro abaixo indicamos as barras necessárias e as medidas de instalação.


Divulgação
Divulgação


Seguindo todos os protocolos de fabricação, a Celite possui em seu portfólio versões de barras fixas em diversos tamanhos e em "L” para atender os diferentes layouts dos banheiros PCD. Além disto, para maior conforto e segurança dos usuários, as barras suportam até 150 Kg (desde que sejam instaladas em paredes estruturais acabadas com azulejo).

Publicidade



Louças sanitárias:


Sobre a bacia sanitária, a altura ideal deve estar entre 43 cm e 45 cm do piso, medidas a partir da borda superior sem o assento. Com o assento, esta altura precisa estar, no máximo, 46 cm para as bacias de adulto.

Publicidade


O lavatório, por sua vez, exige o dobro de cuidados. Para assegurar que o usuário consiga lavar as mãos com tranquilidade, o lavatório deve ser instalado a uma altura de 80 cm. Além disso, é preciso considerar o espaço livre abaixo da bancada pensando no encaixe da cadeira de rodas com, no mínimo, 70 cm de altura. Tudo para que as pessoas ganhem mais conforto e segurança nas idas ao banheiro.



Acessórios para banheiros acessíveis

Os acessórios também precisam de atenção e soluções práticas para simplificar o dia a dia de pessoas com deficiência. O espelho, por exemplo, deve ser instalado entre 50 cm a 1,8 m em relação ao piso acabado, existindo a possibilidade de colocá-los em paredes sem pia. É sugerida que sua fixação seja feita a 10º em relação à superfície - angulação que permite melhor visualização para o usuário em cadeira de rodas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade