Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção

Aprenda como limpar e remover manchas de pisos laminados

Redação Bonde
01 abr 2013 às 13:25
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A escassez de madeira fez surgir novas alternativas de pisos que lembrassem o material sem causar impactos ambientais. E foi nessa onda do ecologicamente correto, que os pisos laminados passaram a ser uma ótima opção para revestir os apartamentos. Fáceis de instalar, eles dão um belo acabamento aos ambientes. Por outro lado, são pisos frágeis que riscam com facilidade e não suportam umidade, daí a dificuldade que muitas pessoas têm na hora de fazer a sua manutenção.

Uma das principais dúvidas é como limpar corretamente os laminados para que mantenham por mais tempo o brilho e a aparência de novos. Se você está entre as milhares de pessoas que não sabem como limpar este tipo de piso, fique atento às orientações que elaboramos com a ajuda dos fabricantes de laminados DuraFloor e Eucafloor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De um modo geral, fazer a limpeza do piso laminado é muito simples e rápido. Para melhores resultados na manutenção do dia a dia, basta usar um pano úmido (bem torcido), vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, sempre acompanhando as texturas das réguas no sentido do comprimento (longitudinal).

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Evite danos

Publicidade


Além da limpeza correta, outras medidas evitam que o piso laminado seja danificado, como usar feltro nos pés de móveis, proteger o piso contra exposição excessiva ao sol, proteger o laminado em locais onde há contato com umidade (próximo a cozinhas e banheiros, por exemplo) e utilizar cadeiras com rodízios de poliuretano. O uso de qualquer outro tipo de rodízio poderá riscar ou danificar o piso.


A sola dos calçados transportam pequenos grãos de areia que podem arranhar o piso laminado, por isso recomenda-se a utilização de um tapete do tipo capacho em locais próximos a ambientes externos.

Publicidade


Dia a dia


No dia a dia os produtos mais indicados para a limpeza do piso laminado são os detergentes neutros que tenham somente ação de limpeza e desinfetante como Veja, Ajax, Lysol ou similares. Estes produtos deverão ser diluídos em água e aplicados sobre o piso com o auxílio de um pano limpo, umedecido e bem torcido (sem escorrer água). Nunca utilize material cortante ou abrasivo, enceradeiras elétricas, esponja de aço, lixa ou produtos à base de cera e silicone, pois eles criam uma camada gordurosa que prejudica o piso e dificulta as próximas limpezas.

Publicidade


Eventualmente (uma vez por semana), a limpeza poderá ser feita diluindo uma ou duas tampas de qualquer produto à base de amoníaco em 1 litro d’água. Molhe o pano nesta mistura, torça-o bem e aplique sobre o piso.


Manchas

Publicidade


A remoção de alguns tipos de mancha que se formam no piso laminado exige o uso de produtos específicos. Confira a seguir como se livrar dos tipos mais comuns de manchas:


Para remover manchas e resíduos de cola, graxa de sapato, batom e ceras use solvente à base de Toluol;

Publicidade


Manchas de suco de uva, vinho e café podem ser limpas com uma solução de 50% de água morna e 50% de álcool;


Para remover esmalte de unha use acetona pura;

Publicidade


Se as manchas forem de massa para modelar, lustra-móveis, verniz, pincel atômico, caneta hidrográfica, mercúrio e tinta esmalte use álcool puro para removê-las;


Para retirar manchas de óleo e gordura aplique detergentes do tipo desengordurante (puro) apenas sobre a mancha.


Sempre que utilizar produtos puros (sem diluir em água), use uma quantidade suficiente para umedecer um pano de limpeza.

Produtos como aguarrás, thinner e querosene também são permitidos (com moderação). Mas lembre-se que eles são gordurosos e, portanto, após a remoção de manchas com esses produtos, utilize imediatamente um pano torcido em solução de água e sabão líquido neutro, para remover a gordura.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade