Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados essenciais

Aprenda como melhorar a saúde das plantas, mesmo durante o frio!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 mai 2020 às 15:02
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem tem plantas em casa sabe: basta que a umidade do ar mude, ou que o tempo comece a esfriar, que o aspecto das folhas fica diferente e as cores diminuem de intensidade. Com o início do tempo frio, alguns cuidados extras são necessários para garantir a saúde das áreas verdes, seja dentro de casa ou em gramados no quintal.

Algumas plantas resistem bem à queda de temperatura, entretanto, as plantas mais populares usadas para decorar a casa e os ambientes externos podem sofrer com a falta de calor. É importante manter as plantas protegidas de ventos fortes e de geadas, que podem acontecer durante o inverno em locais mais frios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A frequência da rega também deve diminuir, já que não há o calor para evaporar a água das plantas, e o excesso de umidade aumenta as chances de proliferação de fungos. Entretanto, ainda é necessário aguar as plantas, já que o ar durante os meses de frio tende a ficar mais seco.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


A adubação é outro aspecto que deve ser levado em conta quando o assunto é a saúde das plantas. Durante o frio, elas costumam perder folhas e diminuir a velocidade do crescimento – tudo para economizar energia. Cada planta tem suas características individuais, que devem ser respeitadas. Ainda assim, é importante adubar a planta durante o período de menores temperaturas, para garantir o desenvolvimento apropriado.

Publicidade


Para quem cultiva uma maior quantidade de plantas, hábito comum em casas com mais espaço, tanto na capital, quanto em lugares do interior, é possível encontrar produtos de uso industrial para ajudar na saúde das folhas. O pó de rocha, por exemplo, é um composto que vem sendo cada vez mais utilizado por agricultores para melhorar a fertilização, na recomposição do solo e na resistência das plantas – uma alternativa não prejudicial em relação aos fertilizantes químicos.


Independentemente do tipo de planta, a melhor maneira de conferir quais são as necessidades relacionadas à rega e aos nutrientes que a planta possa ter é através da observação de suas folhas. A presença de folhas retorcidas e amareladas, por exemplo, pode ser um indicativo de excesso de água, falta de zinco ou falta de potássio, expondo a necessidade de uma observação mais detalhada para determinar qual tipo de adubo ajudará a resolver a questão.

O sistema de drenagem do vaso também pode afetar a qualidade das plantas, já que o acúmulo de água no fundo do recipiente muitas vezes é responsável pelo apodrecimento das raízes. Assim, é essencial chegar regularmente a qualidade dos vasos, assim como o aspecto da terra, que precisa estar fofa e úmida, garantindo que a planta tenha espaço para crescer saudável e aguentar todas as estações do ano. Manter a planta segura durante o frio é a melhor garantia de que ela terá forças para ficar bela quando a primavera chegar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade