Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confere aí!

Arquiteta reúne dicas de como escolher e harmonizar cores em um ambiente

Redação Bonde com assessoria de imprensa
17 nov 2020 às 16:21
- Julia Herman
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Decorar um ambiente não está limitado a escolher o mobiliário e os objetos que irão compor o cenário. Antes disso é preciso se atentar as cores. Esse elemento tão importante fala muito sobre a personalidade das pessoas e os sentimentos transmitidos em cada cômodo. Por isso, elas são fortes aliadas na hora de mudar a energia e até revitalizar um espaço.


Além disso, as cores também possuem o poder de proporcionar o bem-estar por meio da cromoterapia. Cada uma delas irá funcionar de acordo com o seu estado de espírito, sendo possível alterá-lo. "A leitura que fazemos de cada cor está diretamente relacionada com as vivências que tivemos desde nosso nascimento, além de nossas tradições, cultura e época histórica”, afirma a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva o seu nome.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Devido ao grau de importância das cores, a profissional reuniu algumas dicas essenciais para ajudar a eleger as tonalidades que mais combinam com o estilo do ambiente e a sensação que quer ser transmitida nele.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Julia Herman
Julia Herman - Projeto: Isabella Nalon
Projeto: Isabella Nalon


Significado das cores
Como é conhecido, cada cor possui um significado distinto que pode ser intensificado ou amenizado dependendo das combinações e posições em que é colocada. Antes de realizar a decisão final, uma pergunta: existe um tom certo para cada ambiente? "Eu diria que não. Na realidade, o que existe é o que a pessoa precisa e busca. O que faz ela se sentir bem? O que está faltando na vida dela? E dentro disso buscar a cor que vai atender melhor seus propósitos”, responde a arquiteta.

Publicidade


Tendo isso em mente, basta observar os sentimentos que a cor passa e eleger a que mais te agrada. O branco, por exemplo, representa a paz, pureza, limpeza, estabilidade, trazendo bastante luminosidade, simplicidade, ordem e organização ao ambiente. É uma tonalidade capaz de ampliar espaços. Não precisa ser utilizada como cor predominante e combina com todas as outras.


Como o branco, o preto é um tom neutro, porém mais forte e impactante do que o primeiro. Elegante e imponente, ele transforma os espaços maiores em íntimos e aconchegantes. "Por ser neutra, é uma cor versátil que permite uma combinação harmoniosa com qualquer outra cor. Quando usada em excesso a decoração pode ganhar um ar de mistério ou de medo”, alerta Isabella.

Publicidade


Julia Herman
Julia Herman - Nessa varanda, o verde tomou conta da parede, remetendo ao equilíbrio da natureza
Nessa varanda, o verde tomou conta da parede, remetendo ao equilíbrio da natureza


O vermelho é uma cor viva e forte que cria ambientes aconchegantes, calorosos e convidativos. Sendo ideal para aquecer os cômodos mais gelados. Em contrapartida, o azul agrega frescor e leveza ao cenário, estando associado ao poder de acalmar e relaxar.


O amarelo, por ser uma tonalidade quente, é ideal para casas que não possuem muita incidência de luz natural. Ele ajuda na criatividade e no otimismo, sendo extremamente estimulante. Já o verde é fortemente associado à saúde e a tranquilidade. Símbolo de pureza e equilíbrio, ele ainda promove a concentração.

Publicidade


Julia Herman
Julia Herman - O laranja foi colocado nas almofadas em contraposição ao branco dos demais elementos da varanda
O laranja foi colocado nas almofadas em contraposição ao branco dos demais elementos da varanda


Muito comum em quartos de bebê, o rosa remete à um sentimento de pureza e inocência. Além disso, ele é associado ao romantismo e a calmaria, principalmente suas gradações mais claras. Indo na contramão, o laranja está mais ligado ao entusiasmo e ao calor. "Pela sua força, esse tom pode ser aplicado em objetos de decoração ou alguns móveis”, explica Isabella Nalon.


Como saber harmonizá-las?
Depois de desvendar o significado de cada cor dentro da decoração e escolher as que mais irão funcionar em determinado ambiente, o próximo passo é saber harmonizá-las. "Fazer combinação de cores não depende de dom e nem somente de bom senso. Na verdade, existem técnicas para isso”, conta a arquiteta.


Reprodução
Reprodução - O círculo cromático auxilia na combinação das cores
O círculo cromático auxilia na combinação das cores


Para um melhor resultado, o ideal é trabalhar usando o círculo cromático. Ele apresenta 12 cores diferentes lado a lado, sendo dividido seguindo as tonalidades. A classificação dos tons mostra como as cores podem ser combinadas umas com as outras. "Assim, elas são classificadas em: cores primárias, secundárias, terciárias, análogas, complementares, frias e quentes, neutras e monocromia”, afirma a profissional.
As cores primárias dão origem a todas as outras, são elas: vermelho, amarelo e o azul. A mistura entre elas resulta nas secundárias: laranja, verde e roxo. Já as seis terciárias nascem da composição das duas anteriores. Nesse sentido, há ainda as tonalidades quentes (vermelho, amarelo, laranja e rosa) e as frias (azul, verde e roxo). As neutras (branco, preto e cinza) podem servir de base para as combinações.

Publicidade


"Ao utilizar uma cor primária e outras duas ‘vizinhas’, ou seja, listadas em sequência no círculo cromático, temos a combinação análoga”, explica Isabella. Uma delas vai sempre dominar o cenário, não existindo contraste. As complementares ocorrem quando duas cores opostas no círculo são associadas. Aqui é interessante misturar tons frios e quentes. "Como chamam muita atenção, recomendo eleger uma delas como destaque. Desse modo, uma será dominante e as outras ficam com o poder de ressaltar detalhes”, completa.


Por fim, a monocromia consiste em usar variações de tonalidades dentro da mesma cor, sendo uma composição mais fácil que agrada a maioria das pessoas.

É importante também analisar bem o espaço, levando em consideração as dimensões, o uso, a localização e a incidência de luz natural. Além disso, para um resultado garantido, é necessário fazer um teste de cores antes de aplicá-las usando amostras de tinta, tecidos e materiais, ou seja, criar um "moodboard” que te ajudará nesse processo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade